Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75786
Type: Tese
Title: Novo ensino médio: tecnologias da governamentalidade neoliberal na regulação do currículo e da docência
Authors: Glhebia Gonçalves de Oliveira Dourado
First Advisor: Shirlei Rezende Sales
First Referee: Mônica Ribeiro da Silva
Second Referee: Kamilla Lokmann
Third Referee: Juliana Batista do Reis
metadata.dc.contributor.referee4: Sandra Márcia Campos Pereira
Abstract: Nesta tese realizaram-se um mapeamento e uma análise das tecnologias de governo acionadas pela governamentalidade neoliberal contemporânea, para regulação do currículo e da docência no Novo Ensino Médio. A fundamentação teórica, baseada nos estudos de Michel Foucault, permitiu compreender que, em cada momento histórico, as formas de governamentalização se modificam e novas tecnologias são criadas para regular as práticas institucionais em razão de uma racionalidade específica. O neoliberalismo, entendido como uma forma de governamentalidade da nossa época, aciona um conjunto complexo de tecnologias para regular as práticas institucionais escolares. As tecnologias são acionadas para fazer com que o discurso produzido nas relações de poder que se estabelecem nas empresas circulem nas escolas. Dada essa compreensão, a pesquisa consistiu em investigar as formas como as tecnologias de governo operam para disseminar o discurso empresarial e regular o currículo e a docência em função desse discurso, haja vista que tecnologias estão sendo acionadas para regular as práticas escolares na etapa do Ensino Médio, especificamente, no presente contexto histórico em que essa etapa da Educação Básica passa por uma ampla reforma curricular (Lei nº 13.415/17) que nomearam de Novo Ensino Médio (NEM). Constatou-se que a reforma do Ensino Médio foi arquitetada em um momento oportuno da história para oportunizar a participação de grupos econômicos nas decisões das políticas educacionais, articulando-as em torno do currículo. As mudanças impostas no currículo produzem, estrategicamente, um contexto de insegurança na docência e sua precarização e, por meio do modelo de flexibilização tecnicamente acionado, produz efeitos de governo sobre a docência que, por sua vez, questiona as tecnologias de governo utilizadas buscando limitá-las por meio de uma “atitude crítica”. Capturando do vocabulário foucaultiano os termos táticas, mecanismos, estratégias, técnicas e instrumentos, estes funcionaram como operadores analíticos para categorizar e analisar as tecnologias investigadas. Constatou-se que a reforma do Ensino Médio foi uma “tática” acionada num momento oportuno que figura como uma “combinação calculada”, na medida em que foi um empreendimento arquitetado na articulação entre empresas, fundações empresariais, associações, movimentos suprapartidários e o próprio Estado, cujas instâncias de poder se alinharam, formando um sistema de redes para incluírem os interesses empresariais nos processos regulatórios da educação e fazer com que o discurso empresarial circule nas escolas. Ao participarem dos processos regulatórios que envolvem a administração das políticas educacionais, tais instâncias de poder fazem das políticas educacionais mecanismos que, discursivamente, acionam estratégias e técnicas para regular o currículo e a docência do Novo Ensino Médio em razão do discurso empresarial. Contudo, a pesquisa também constatou que essas tecnologias são questionadas, limitadas, pois seu funcionamento é reduzido por “atitudes críticas” que se manifestam no próprio currículo e na conduta docente. Embora esse currículo seja um instrumento regulado e de proliferação do discurso empresarial, no Novo Ensino Médio, ele também se abre para outras possibilidades de regulação que foram verificadas na investigação da materialidade empírica produzida mediante uma composição metodológica na qual articulei elementos da pesquisa documental e da observação. Reunidos os documentos oficiais que regulamentam o Novo Ensino Médio, estes foram organizados conforme sua funcionalidade para cada política educacional, sendo recortadas as partes que levassem a identificar as tecnologias operando em função do discurso empresarial. A observação considerou as atuais redes de conectividade utilizadas pelas escolas, tal como aplicativo de mensagens instantâneas, o WhatsApp. Por meio dessas redes de conectividade, as práticas escolares não se dão nem somente online, nem somente offline, mas em uma composição dos dois. Por isso, foi realizada uma adaptação metodológica nomeada de observação OnLife. Dessa forma, o processo investigativo permite defender a tese de que o currículo e a docência no Novo Ensino Médio são regulados por tecnologias de governo que buscam articular a lógica empresarial às práticas escolares. Argumento que a reforma do Ensino Médio é uma tática da governamentalidade neoliberal que se sustenta na estratégia da precarização para operar em função do discurso empresarial, acionando as políticas educacionais como mecanismos e técnicas como a flexibilização curricular para regular a docência e o currículo do Novo Ensino Médio. Tal tática encontra limitações no próprio currículo, possibilitando a emergência de uma docência questionadora, por meio da atitude crítica.
Subject: Educação
Educação e Estado
Ensino médio
Neoliberalismo - Aspectos educacionais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75786
Issue Date: 25-Mar-2024
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE DE GLHEBIA GONÇALVES DE OLIVEIRA TESE final.pdf4.56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.