Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/75858
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A problematização nas aulas de geografia e sua importância no desenvolvimento do raciocínio geográfico |
Other Titles: | The problematization in geography classes and its importance in the development of geographic reasoning |
Authors: | Lúcio Antônio Leite Alvarenga Botelho Roberto Célio Valadão |
Abstract: | De onde surge a necessidade de práticas pedagógicas alicerçadas na problematização e na investigação nas aulas de Geografia? Este artigo tem como objetivo destacar questões específicas, apontadas por especialistas do ensino de Geografia, que nos remetem a reflexões sobre o quão fundamental é o estabelecimento de um giro pedagógico alinhado segundo o desenvolvimento do raciocínio geográfico na escola. No nosso ponto de vista, o desenvolvimento do raciocínio geográfico nas aulas de geografia tem perspectiva problematizadora e investigativa, ou seja, possibilita práticas pedagógicas que valorizam o conhecimento significativo, tal qual apontado por especialistas. Em virtude disso, compreendemos que as questões e os temas escolhidos e categorizados por nós neste artigo e elencados como relevantes, mesmo que organizados em uma pequena coletânea, apresentam indícios iniciais das ideias que fundamentam a importância do desenvolvimento do raciocínio geográfico em sala de aula. |
Abstract: | Where does the need for pedagogical practices based on problematization and investigation in Geography classes come from? This article aims to highlight specific issues, pointed out by experts in Geography teaching, that lead us to reflect on how essential it is to establish a pedagogical approach aligned with the development of geographic reasoning in schools. In our view, the development of geographic reasoning in geography classes has a problematizing and investigative perspective, that is, it enables pedagogical practices that value significant knowledge, as indicated by experts. Because of this, we understand that the questions and themes chosen and categorized by us in this article and listed as relevant, even if organized in a small collection, present initial indications of the ideas that underlie the importance of developing geographic reasoning in the classroom. |
Subject: | Geografia, Estudo e Ensino Pedagogia Lógica |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n71p1131 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/75858 |
Issue Date: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/geografia/article/view/29349 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Caderno de Geografia |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A PROBLEMATIZAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA.pdfA.pdf | 226.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.