Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75867
Tipo: Tese
Título: Reforço escolar e seus efeitos : uma avaliação de impacto da política mineira em 2023
Título(s) alternativo(s): School tutoring and its effects : an impact assessment of the Minas Gerais Policy in 2023
Autor(es): Magno Peluso Torquette
Primeiro Orientador: Natália Guimarães Duarte Sátyro
Segundo Orientador: Ana Paula Karruz
Primeiro membro da banca : Flavia Pereira Xavier
Segundo membro da banca: Fábio Domingues Waltenberg
Resumo: O reforço escolar é uma intervenção educacional destinada a recuperar a aprendizagem não consolidada de estudantes com baixo rendimento. Em 2023, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou o Programa de Reforço Escolar para Língua Portuguesa e Matemática, contratando professores para ministrar aulas no sexto horário ou contraturno dos estudantes. As aulas deviam utilizar metodologias de ensino diferenciadas das praticadas nas aulas regulares, sendo ministradas em turmas menores e mais homogêneas. Este trabalho analisa os efeitos do programa na aprendizagem, mensurados por avaliações educacionais padronizadas de cerca de 28 mil alunos. Para isso, mobiliza a teoria de eficácia escolar e intervenções educacionais, com foco no reforço escolar. Para reduzir o viés de seleção dos estudantes tratados, adota uma abordagem quase experimental (matching) para criar um grupo de comparação e inclui variáveis de controle importantes, como nível socioeconômico (NSE) e conhecimento prévio dos estudantes. Os resultados indicam que o programa teve um efeito negativo sobre a aprendizagem dos estudantes participantes, com variações dependendo de suas características e contexto.
Abstract: School tutoring is an educational intervention aimed at recovering the unmastered learning of underperforming students. In 2023, the State Department of Education of Minas Gerais (SEE/MG) launched the School Tutoring Program for Portuguese Language and Mathematics, hiring teachers to conduct classes during the the students' after-school hours. These classes were to employ different teaching methodologies from those used in regular classes and were to be taught in smaller, more homogeneous groups. This study analyzes the effects of the program on learning, measured through standardized educational assessments of approximately 28,000 students. To achieve this, it employs the theory of school effectiveness and educational interventions, with a focus on tutoring. To reduce selection bias among treated students, a quasi-experimental approach (matching) is adopted to create a comparison group, incorporating important control variables such as socioeconomic status (SES) and prior knowledge of the students. The results indicate that the program had a negative effect on the learning of participating students, with variations depending on their characteristics and context.
Assunto: Ciência política - Teses
Educação - Teses
Rendimento escolar - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/75867
Data do documento: 15-Jul-2024
Término do Embargo: 15-Jul-2026
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

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