Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75867
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Natália Guimarães Duarte Sátyropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4329421622864014pt_BR
dc.contributor.advisor2Ana Paula Karruzpt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3772370803299330pt_BR
dc.contributor.referee1Flavia Pereira Xavierpt_BR
dc.contributor.referee2Fábio Domingues Waltenbergpt_BR
dc.creatorMagno Peluso Torquettept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7163974968812395pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-02T12:23:12Z-
dc.date.available2024-09-02T12:23:12Z-
dc.date.issued2024-07-15-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75867-
dc.description.abstractSchool tutoring is an educational intervention aimed at recovering the unmastered learning of underperforming students. In 2023, the State Department of Education of Minas Gerais (SEE/MG) launched the School Tutoring Program for Portuguese Language and Mathematics, hiring teachers to conduct classes during the the students' after-school hours. These classes were to employ different teaching methodologies from those used in regular classes and were to be taught in smaller, more homogeneous groups. This study analyzes the effects of the program on learning, measured through standardized educational assessments of approximately 28,000 students. To achieve this, it employs the theory of school effectiveness and educational interventions, with a focus on tutoring. To reduce selection bias among treated students, a quasi-experimental approach (matching) is adopted to create a comparison group, incorporating important control variables such as socioeconomic status (SES) and prior knowledge of the students. The results indicate that the program had a negative effect on the learning of participating students, with variations depending on their characteristics and context.pt_BR
dc.description.resumoO reforço escolar é uma intervenção educacional destinada a recuperar a aprendizagem não consolidada de estudantes com baixo rendimento. Em 2023, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou o Programa de Reforço Escolar para Língua Portuguesa e Matemática, contratando professores para ministrar aulas no sexto horário ou contraturno dos estudantes. As aulas deviam utilizar metodologias de ensino diferenciadas das praticadas nas aulas regulares, sendo ministradas em turmas menores e mais homogêneas. Este trabalho analisa os efeitos do programa na aprendizagem, mensurados por avaliações educacionais padronizadas de cerca de 28 mil alunos. Para isso, mobiliza a teoria de eficácia escolar e intervenções educacionais, com foco no reforço escolar. Para reduzir o viés de seleção dos estudantes tratados, adota uma abordagem quase experimental (matching) para criar um grupo de comparação e inclui variáveis de controle importantes, como nível socioeconômico (NSE) e conhecimento prévio dos estudantes. Os resultados indicam que o programa teve um efeito negativo sobre a aprendizagem dos estudantes participantes, com variações dependendo de suas características e contexto.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência Políticapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIntervenções educacionaispt_BR
dc.subjectReforço escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectQuase experimentopt_BR
dc.subjectMatchingpt_BR
dc.subject.otherCiência política - Tesespt_BR
dc.subject.otherEducação - Tesespt_BR
dc.subject.otherRendimento escolar - Tesespt_BR
dc.titleReforço escolar e seus efeitos : uma avaliação de impacto da política mineira em 2023pt_BR
dc.title.alternativeSchool tutoring and its effects : an impact assessment of the Minas Gerais Policy in 2023pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.embargo2026-07-15-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-1754-3298pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Efeitos do Reforço Escolar em MG - com ficha catalografica.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-07-15
2.18 MBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.