Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75896
Tipo: Tese
Título: A imagem emaranhada : territórios e singularidades em cinema e educação
Título(s) alternativo(s): Image entanglement : territories and singularities in cinema and education
Autor(es): Gustavo da Rocha Jardim
Primeiro Orientador: Eduardo Antônio de Jesus
Primeiro membro da banca : Wenceslao Machado de Oliveira Junior
Segundo membro da banca: Luciana de Oliveira
Terceiro membro da banca: Clarisse Maria Castro de Alvarenga
Quarto membro da banca: Bernardo Carvalho Oliveira
Resumo: A imagem emaranhada – territórios e singularidades em cinema e educação explora as interseções entre cinema e educação por meio das lentes das pedagogias críticas e da experimentação com a linguagem audiovisual. A tese investiga os limites e os potenciais dessa conexão, vinculando questões específicas de cada grupo de aprendizagem ao campo do cinema experimental. Utilizando mecanismos que engajam as sensibilidades e experiências subjetivas frente ao mundo contemporâneo, os filmes discutidos oferecem uma proximidade com as dinâmicas que moldam um território em constante transformação através de imagens e sons. O estudo apresenta uma análise pragmática destinada a capturar nuances de processos educativos em variados contextos, promovendo uma reflexão profunda sobre a produção de conhecimento e a criação audiovisual. Somos convidados a mergulhar em uma filmografia que destaca uma temporalidade do acontecimento, percebido como o tempo em que o significado das coisas se altera, intricadamente influenciado pelos modos de experimentação cinematográfica e de produção de singularidades.
Abstract: Image Entanglement – Territories and Singularities in Cinema and Education explores the intersections between cinema and education through the lenses of critical pedagogies and experimentation with audiovisual language. The book investigates the limits and potentials of this connection, linking specific issues of each learning group to the field of experimental cinema. By utilizing mechanisms that engage sensitivities and subjective experiences in relation to the contemporary world, the films discussed offer a close connection to the dynamics that shape a constantly transforming territory through images and sounds. The study presents a pragmatic analysis aimed at capturing nuances of educational processes in various contexts, promoting a deep reflection on the production of knowledge and audiovisual creation. We are invited to immerse ourselves in a filmography that highlights the temporality of the event, perceived as the time when the meaning of things changes, intricately influenced by the modes of cinematic experimentation and the production of singularities.
Assunto: Comunicação - Teses
Cinema - Teses
Educação - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75896
Data do documento: 28-Jun-2023
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A imagem emaranhada_Gustavo Jardim_2023.pdfTese completa12.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons