Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76012
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Daniela Antunes Lessapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6033859857820145pt_BR
dc.contributor.referee1Leandro Cardosopt_BR
dc.contributor.referee2Mateus Humberto Andradept_BR
dc.creatorRafael Murta Resendept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6203834273409102pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-09T14:31:31Z-
dc.date.available2024-09-09T14:31:31Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76012-
dc.description.abstractThe analysis of accessibility for pedestrians near transport integration stations is essential to guarantee equality of rights and opportunities. Given this context, it is considered important to carry out a study of the difficulties faced, proposing strategies to improve accessibility and expand the areas covered by public transport facilities. It's crucial to consider Brazilian society's evaluation of public transport and discuss the limitations of transportation systems in terms of infrastructure and urban planning, highlighting the need for considering social and economic issues for efficient urban mobility. Integration station projects are sometimes executed focusing only on the circulation plans of the vehicles operating within the systems, neglecting passengers and their needs for walking or wheelchair mobility. These stations serve to physically and fareintegrate different types of public transportation systems to facilitate the exchange between systems in an agile and organized manner, where the system user can gain efficiency, time, and quality in one or more sections of the trip, justifying the transfer and segmentation of the journey. The methodology employed in this work consists of analyzing the accessibility to some integration stations in Belo Horizonte, using geographical characteristics as criteria, reaching the coverage areas of the stations. As a result, there is a significant difference when comparing the coverage areas of stations with pedestrian crossings to those accessed by footbridges, with the former being, on average, three times larger. After simulations of replacing footbridges with pedestrian crossings, there is an average increase of 561% in coverage area. It concludes that it is necessary to improve the maximum walking criteria adopted by managing bodies, needing to evolve to establish shorter limit distances. Finally, the stations analyzed in this dissertation have a level of accessibility far below their potential, caused by pedestrian accesses with long walking stretches in structures designed to prioritize individual transport over collective transport.pt_BR
dc.description.resumoA análise da acessibilidade para pedestres nas proximidades das estações de integração de transporte é essencial para a garantia da equidade de direitos e oportunidades. Diante desse contexto, considera-se importante a realização de um estudo das dificuldades enfrentadas, propondo estratégias para melhorar a acessibilidade e ampliar as áreas de abrangência dos equipamentos públicos de transporte coletivo. É importante considerar a avaliação da sociedade brasileira sobre o transporte público e a discussão das limitações dos sistemas de transporte em termos de infraestrutura e planejamento urbano, ressaltando a necessidade de considerar questões sociais e econômicas para uma mobilidade urbana eficiente. Os projetos de implantação de estações de integração, por vezes, são executados considerando-se apenas nos planos de circulação dos veículos que operam nos sistemas, deixando em segundo plano os passageiros e as suas necessidades de deslocamento a pé ou de cadeiras de rodas. As estações possuem a função de integração física e tarifária entre diferentes tipos de sistemas de transporte público, a fim de viabilizar a troca entre sistemas de maneira ágil e organizada, onde o usuário do sistema possa ganhar eficiência, tempo e qualidade em um ou mais trechos do deslocamento, justificando o transbordo e seccionamento da viagem. A metodologia empregada nesse trabalho consiste em analisar a acessibilidade a algumas estações de integração de Belo Horizonte, utilizando como critérios características geográficas, chegando às áreas de abrangência das estações. Como resultado temos uma diferença significativa ao se comparar as áreas de abrangência das estações com acesso por faixas de pedestres com as de acesso por passarelas, sendo as primeiras, em média, três vezes maiores. Após simulações de substituição de passarelas por faixas de pedestres, observa-se um aumento médio de 561% de área de abrangência. Conclui-se que é necessário melhorar os critérios de caminhamento máximos adotados pelos órgãos gestores, sendo necessário evoluir para que sejam estabelecidas menores distâncias limite. Por fim, as estações analisadas nesta dissertação possuem um nível de acessibilidade bem aquém do potencial que possuem, causados por acessos de pedestres com longos trechos de caminhada em estruturas projetadas para privilegiar o transporte individual em detrimento ao coletivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEstações de integraçãopt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectInfraestruturapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherCaminhabilidadept_BR
dc.subject.otherAcessibilidadept_BR
dc.subject.otherTransporte urbanopt_BR
dc.subject.otherMobilidade urbanapt_BR
dc.subject.otherPlanejamentopt_BR
dc.subject.otherTransporte urbano - Planejamentopt_BR
dc.subject.otherPedestrespt_BR
dc.subject.otherTrânsito urbanopt_BR
dc.titleAnálise da acessibilidade de pedestres às estações de integração dos sistemas de transporte: um estudo de caso em Belo Horizontept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação-Rafael-Murta-Resende-V28.pdf21.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.