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http://hdl.handle.net/1843/76012
Type: | Dissertação |
Title: | Análise da acessibilidade de pedestres às estações de integração dos sistemas de transporte: um estudo de caso em Belo Horizonte |
Authors: | Rafael Murta Resende |
First Advisor: | Daniela Antunes Lessa |
First Referee: | Leandro Cardoso |
Second Referee: | Mateus Humberto Andrade |
Abstract: | A análise da acessibilidade para pedestres nas proximidades das estações de integração de transporte é essencial para a garantia da equidade de direitos e oportunidades. Diante desse contexto, considera-se importante a realização de um estudo das dificuldades enfrentadas, propondo estratégias para melhorar a acessibilidade e ampliar as áreas de abrangência dos equipamentos públicos de transporte coletivo. É importante considerar a avaliação da sociedade brasileira sobre o transporte público e a discussão das limitações dos sistemas de transporte em termos de infraestrutura e planejamento urbano, ressaltando a necessidade de considerar questões sociais e econômicas para uma mobilidade urbana eficiente. Os projetos de implantação de estações de integração, por vezes, são executados considerando-se apenas nos planos de circulação dos veículos que operam nos sistemas, deixando em segundo plano os passageiros e as suas necessidades de deslocamento a pé ou de cadeiras de rodas. As estações possuem a função de integração física e tarifária entre diferentes tipos de sistemas de transporte público, a fim de viabilizar a troca entre sistemas de maneira ágil e organizada, onde o usuário do sistema possa ganhar eficiência, tempo e qualidade em um ou mais trechos do deslocamento, justificando o transbordo e seccionamento da viagem. A metodologia empregada nesse trabalho consiste em analisar a acessibilidade a algumas estações de integração de Belo Horizonte, utilizando como critérios características geográficas, chegando às áreas de abrangência das estações. Como resultado temos uma diferença significativa ao se comparar as áreas de abrangência das estações com acesso por faixas de pedestres com as de acesso por passarelas, sendo as primeiras, em média, três vezes maiores. Após simulações de substituição de passarelas por faixas de pedestres, observa-se um aumento médio de 561% de área de abrangência. Conclui-se que é necessário melhorar os critérios de caminhamento máximos adotados pelos órgãos gestores, sendo necessário evoluir para que sejam estabelecidas menores distâncias limite. Por fim, as estações analisadas nesta dissertação possuem um nível de acessibilidade bem aquém do potencial que possuem, causados por acessos de pedestres com longos trechos de caminhada em estruturas projetadas para privilegiar o transporte individual em detrimento ao coletivo. |
Abstract: | The analysis of accessibility for pedestrians near transport integration stations is essential to guarantee equality of rights and opportunities. Given this context, it is considered important to carry out a study of the difficulties faced, proposing strategies to improve accessibility and expand the areas covered by public transport facilities. It's crucial to consider Brazilian society's evaluation of public transport and discuss the limitations of transportation systems in terms of infrastructure and urban planning, highlighting the need for considering social and economic issues for efficient urban mobility. Integration station projects are sometimes executed focusing only on the circulation plans of the vehicles operating within the systems, neglecting passengers and their needs for walking or wheelchair mobility. These stations serve to physically and fareintegrate different types of public transportation systems to facilitate the exchange between systems in an agile and organized manner, where the system user can gain efficiency, time, and quality in one or more sections of the trip, justifying the transfer and segmentation of the journey. The methodology employed in this work consists of analyzing the accessibility to some integration stations in Belo Horizonte, using geographical characteristics as criteria, reaching the coverage areas of the stations. As a result, there is a significant difference when comparing the coverage areas of stations with pedestrian crossings to those accessed by footbridges, with the former being, on average, three times larger. After simulations of replacing footbridges with pedestrian crossings, there is an average increase of 561% in coverage area. It concludes that it is necessary to improve the maximum walking criteria adopted by managing bodies, needing to evolve to establish shorter limit distances. Finally, the stations analyzed in this dissertation have a level of accessibility far below their potential, caused by pedestrian accesses with long walking stretches in structures designed to prioritize individual transport over collective transport. |
Subject: | Transportes Caminhabilidade Acessibilidade Transporte urbano Mobilidade urbana Planejamento Transporte urbano - Planejamento Pedestres Trânsito urbano |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76012 |
Issue Date: | 26-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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