Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76257
Type: Artigo de Evento
Title: Fragilidades formativas e o adoecimento de monitore/as da educação especialecial
Authors: Aline Cristina de Souza
Gislaine de Fátima Ferreira Leite
Abstract: O presente estudo teve por objetivo discutir o adoecimento de monitores/as de Educação Especial que atuam em um Programa Imersão Docente (PID) que pertence ao quadro formativo de licenciandos/as de uma universidade pública, junto a um Colégio de Aplicação (CaP). A partir de um estudo exploratório, descritivo e analítico realizado junto a 30 licenciandos/as de diferentes áreas de uma Universidade Federal, propôs-se uma pesquisa dividida em três partes: 1) roda de conversa sobre saúde mental e adoecimento; 2) nuvem de palavras com a temática - saúde mental e, 3) palestra sobre saúde mental. Os resultados obtidos nos permitem compreender que a saúde mental ainda é um campo pouco explorado quando associado a monitores/as de educação especial. Alguns elementos permitiram compreender os caminhos que corroboram para o adoecimento, como: invisibilidade, fragilidade formativa e ausência de escuta ativa.
Subject: Educação especial
Saúde mental
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/76257
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://proceedings.science/cbee/cbee-2023/trabalhos/fragilidades-formativas-e-o-adoecimento-de-monitoresas-da-educacao-especial?lang=pt-br
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.