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http://hdl.handle.net/1843/76341
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A relação entre a função docente e o reconhecimentosocial dos professores |
Título(s) alternativo(s): | The relationship between the teacher’s role and their social recognition |
Autor(es): | Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes Nilzilene Imaculada Lucindo Kátia Curado Pinheiro Cordeiro da Silva Célia Maria Fernandes Nunes |
Resumo: | Nesse ensaio teórico, discutimos a relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores. Procuramos compreender quais são os aspectos que conferem especificidade à docência e demarcam o lugar social ocupado pelos professores na atualidade com o objetivo de responder a algumas inquietações: Qual é a função do professor? Esta profissão é reconhecida socialmente? Partimos do princípio de que há uma relação entre a ausência de uma definição clara acerca da função docente e o pouco reconhecimento social do professor. Argumentamos que a função docente reside, precipuamente, no ato de ensinar. Baseando-nos nos estudos de Freire (2005a, 2005b, 2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), entre outros autores, destacamos o caráter político-pedagógico do ensino para a construção de uma educação libertadora, democrática, emancipatória. Nessa perspectiva, o ato de ensinar se constitui como atividade complexa, que demanda uma série de exigências em consonância com a formação humana. |
Abstract: | In this theoretical essay, we discuss the relationship between the teachingrole and the social recognition of teachers. We seek to understand what the aspects that specify teaching and outline the social place occupied by teachers today are, with the aim ofto answer some concerns: what is the role of the teacher? Is this profession socially recognized? In what way do educational reforms affect teacher work?We start fromthe principle that there is a relationship between the lack of a clear definition of the teaching role and the little social recognition of the teacher. We argue that the teaching role resides primarily in the act of teaching. Based on studies by Freire (2005a;2005b;2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), among other authors, we highlight the political-pedagogical character of teaching for the construction of liberating, democratic, emancipatory education. From this perspective, the act of teaching constitutes a complex activity, which demands a series of requirements in line with human development. |
Assunto: | Educação, Estudo e ensino Professores, Satisfação no trabalho |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76341 |
Data do documento: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10502 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação e Cultura Contemporânea |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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