Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76341
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação entre a função docente e o reconhecimentosocial dos professores
Título(s) alternativo(s): The relationship between the teacher’s role and their social recognition
Autor(es): Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes
Nilzilene Imaculada Lucindo
Kátia Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
Célia Maria Fernandes Nunes
Resumo: Nesse ensaio teórico, discutimos a relação entre a função docente e o reconhecimento social dos professores. Procuramos compreender quais são os aspectos que conferem especificidade à docência e demarcam o lugar social ocupado pelos professores na atualidade com o objetivo de responder a algumas inquietações: Qual é a função do professor? Esta profissão é reconhecida socialmente? Partimos do princí­pio de que há uma relação entre a ausência de uma definição clara acerca da função docente e o pouco reconhecimento social do professor. Argumentamos que a função docente reside, precipuamente, no ato de ensinar. Baseando-nos nos estudos de Freire (2005a, 2005b, 2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), entre outros autores, destacamos o caráter polí­tico-pedagógico do ensino para a construção de uma educação libertadora, democrática, emancipatória. Nessa perspectiva, o ato de ensinar se constitui como atividade complexa, que demanda uma série de exigências em consonância com a formação humana.
Abstract: In this theoretical essay, we discuss the relationship between the teachingrole and the social recognition of teachers. We seek to understand what the aspects that specify teaching and outline the social place occupied by teachers today are, with the aim ofto answer some concerns: what is the role of the teacher? Is this profession socially recognized? In what way do educational reforms affect teacher work?We start fromthe principle that there is a relationship between the lack of a clear definition of the teaching role and the little social recognition of the teacher. We argue that the teaching role resides primarily in the act of teaching. Based on studies by Freire (2005a;2005b;2006), Arroyo (2011), Gadotti (2011), Roldão (2007), among other authors, we highlight the political-pedagogical character of teaching for the construction of liberating, democratic, emancipatory education. From this perspective, the act of teaching constitutes a complex activity, which demands a series of requirements in line with human development.
Assunto: Educação, Estudo e ensino
Professores, Satisfação no trabalho
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76341
Data do documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10502
metadata.dc.relation.ispartof: Educação e Cultura Contemporânea
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