Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76464
Tipo: Dissertação
Título: Guias de Design e conservação do caráter da paisagem urbana: redescobrindo um instrumento
Autor(es): Caroline Santos de Oliveira
Primeiro Orientador: Leonardo Barci Castriota
Primeiro membro da banca : Eloisa Ramos Ribeiro Rodrigues
Segundo membro da banca: Frederico de Paula Tofani
Terceiro membro da banca: Nivaldo Vieira de Andrade Junior
Resumo: A assimilação da paisagem urbana enquanto um campo complexo de permanências e transformações traz grandes desafios à sua compreensão na alçada do patrimônio cultural. Quando em enfoque áreas comerciais, os desafios associados à conservação vão de encontro direto com as rápidas transformações condicionadas pelo setor terciário. Em vista disso, a presente pesquisa visou realizar a investigação e redescoberta de um instrumento passível de contemplar as complexidades presentes no processo interventivo sobre o caráter da paisagem urbana de áreas comerciais: o Guia de Design. Para tanto, como recorte de pesquisa, a investigação se centrou em um conjunto de Guias de Design direcionados às áreas comerciais participantes do programa Main Street America, nos Estados Unidos da América, a fim detectar as potencialidades e fragilidades dos Guias como instrumento para gestão, conservação e salvaguarda do caráter da paisagem urbana, articulando o patrimônio ambiental urbano com o planejamento urbano das cidades. A isso, vinculou-se uma discussão sobre como lidar com a gestão da paisagem urbana por meio da conservação integrada do caráter formal que a compõe. Diante disso, a pesquisa se apoiou em três pilares teóricos correlatos: o comércio, a paisagem e o patrimônio. Para além, também se apoiou em uma análise quali-quantitativa referente ao conjunto de Guias de Design elencados como estudos de caso. Com isso, foram definidos cinco Guias que abrangem diferentes escalas (nacional, estadual e municipal/local), a fim de se construir um debate sistemático acerca deste instrumento. A partir disso, observou-se que os Guias de Design podem exercer o papel de instrumento para promoção da conservação integrada do caráter formal da paisagem urbana de áreas comerciais a partir de uma conduta contextual que atua e atinge três dimensões: espaciais, temporais e socioculturais.
Abstract: The assimilation of the urban landscape as a complex field of permanence and transformation brings great challenges to its understanding in the area of cultural heritage. When focusing on commercial areas, the challenges associated with conservation directly confront the fast transformations caused by the tertiary sector. In view of this, the present research aimed to investigate and rediscover an instrument capable of contemplating the complexities present in the intervention process on the urban landscape character of commercial areas: the Design Guide. For this purpose, as a research focus, the investigation focused on a set of Design Guidelines of the Main Street America programs in the United States of America, in order to detect the potentialities and weaknesses of the Guides as an instrument for management, conservation and safeguarding of the urban landscape character, articulating the urban environmental heritage with the urban planning of cities. To this end, the discussion was linked on how to deal with the management of the urban landscape through the integrated conservation of the formal character that composes it. Therefore, the research was supported by three related theoretical pillars: commerce, landscape and heritage. Furthermore, it also relied on a qualitative-quantitative analysis regarding the set of Design Guidelines listed as case studies. For this, five Guides were defined covering different scales (national, state and municipal/local), in order to build a systematic debate about this instrument. From this, it was observed that the Design Guides can play the role of an instrument for promoting the integrated conservation of the urban landscape formal character of commercial areas from a contextual conduct that acts and reaches three dimensions: spatial, temporal and sociocultural.
Assunto: Cidades e vilas - Aspectos ambientais
Proteção ambiental
Lojas - Localização - Manuais, guias, etc
Comércio
Patrimônio
Estados Unidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76464
Data do documento: 1-Ago-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Caroline-Santos-de-Oliveira.pdf13.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons