Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Leonardo Barci Castriotapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080058473539252pt_BR
dc.contributor.referee1Eloisa Ramos Ribeiro Rodriguespt_BR
dc.contributor.referee2Frederico de Paula Tofanipt_BR
dc.contributor.referee3Nivaldo Vieira de Andrade Juniorpt_BR
dc.creatorCaroline Santos de Oliveirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1433312446808364pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-13T21:12:38Z-
dc.date.available2024-09-13T21:12:38Z-
dc.date.issued2024-08-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76464-
dc.description.abstractThe assimilation of the urban landscape as a complex field of permanence and transformation brings great challenges to its understanding in the area of cultural heritage. When focusing on commercial areas, the challenges associated with conservation directly confront the fast transformations caused by the tertiary sector. In view of this, the present research aimed to investigate and rediscover an instrument capable of contemplating the complexities present in the intervention process on the urban landscape character of commercial areas: the Design Guide. For this purpose, as a research focus, the investigation focused on a set of Design Guidelines of the Main Street America programs in the United States of America, in order to detect the potentialities and weaknesses of the Guides as an instrument for management, conservation and safeguarding of the urban landscape character, articulating the urban environmental heritage with the urban planning of cities. To this end, the discussion was linked on how to deal with the management of the urban landscape through the integrated conservation of the formal character that composes it. Therefore, the research was supported by three related theoretical pillars: commerce, landscape and heritage. Furthermore, it also relied on a qualitative-quantitative analysis regarding the set of Design Guidelines listed as case studies. For this, five Guides were defined covering different scales (national, state and municipal/local), in order to build a systematic debate about this instrument. From this, it was observed that the Design Guides can play the role of an instrument for promoting the integrated conservation of the urban landscape formal character of commercial areas from a contextual conduct that acts and reaches three dimensions: spatial, temporal and sociocultural.pt_BR
dc.description.resumoA assimilação da paisagem urbana enquanto um campo complexo de permanências e transformações traz grandes desafios à sua compreensão na alçada do patrimônio cultural. Quando em enfoque áreas comerciais, os desafios associados à conservação vão de encontro direto com as rápidas transformações condicionadas pelo setor terciário. Em vista disso, a presente pesquisa visou realizar a investigação e redescoberta de um instrumento passível de contemplar as complexidades presentes no processo interventivo sobre o caráter da paisagem urbana de áreas comerciais: o Guia de Design. Para tanto, como recorte de pesquisa, a investigação se centrou em um conjunto de Guias de Design direcionados às áreas comerciais participantes do programa Main Street America, nos Estados Unidos da América, a fim detectar as potencialidades e fragilidades dos Guias como instrumento para gestão, conservação e salvaguarda do caráter da paisagem urbana, articulando o patrimônio ambiental urbano com o planejamento urbano das cidades. A isso, vinculou-se uma discussão sobre como lidar com a gestão da paisagem urbana por meio da conservação integrada do caráter formal que a compõe. Diante disso, a pesquisa se apoiou em três pilares teóricos correlatos: o comércio, a paisagem e o patrimônio. Para além, também se apoiou em uma análise quali-quantitativa referente ao conjunto de Guias de Design elencados como estudos de caso. Com isso, foram definidos cinco Guias que abrangem diferentes escalas (nacional, estadual e municipal/local), a fim de se construir um debate sistemático acerca deste instrumento. A partir disso, observou-se que os Guias de Design podem exercer o papel de instrumento para promoção da conservação integrada do caráter formal da paisagem urbana de áreas comerciais a partir de uma conduta contextual que atua e atinge três dimensões: espaciais, temporais e socioculturais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentávelpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectGuia de Designpt_BR
dc.subjectPaisagem Urbanapt_BR
dc.subjectPatrimônio Ambiental Urbanopt_BR
dc.subjectComérciopt_BR
dc.subjectMain Street Americapt_BR
dc.subject.otherCidades e vilas - Aspectos ambientaispt_BR
dc.subject.otherProteção ambientalpt_BR
dc.subject.otherLojas - Localização - Manuais, guias, etcpt_BR
dc.subject.otherComérciopt_BR
dc.subject.otherPatrimôniopt_BR
dc.subject.otherEstados Unidospt_BR
dc.titleGuias de Design e conservação do caráter da paisagem urbana: redescobrindo um instrumentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3479-1950pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_Caroline-Santos-de-Oliveira.pdf13.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons