Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76554
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Performances docentes decoloniais: combates à colonização de si, do conhecimento e da ciência
Título(s) alternativo(s): Decolonial teaching performances: combating the colonization of the self, knowledge, and science
Autor(es): Ricardo Dias de Castro
Claudia Andréa Mayorga Borges
Resumen: Este artigo resulta de uma pesquisa que investigou como docentes da UFMG são capazes de produzir saberes e fazeres que decolonizam o conhecimento, ciência e a sociedade. Por meio de dez narrativas (auto)biográficas com docentes dessa instituição foi possível acessarmos estratégias, práticas e ações que deslocam a universidade do seu histórico colonial, europeu, patriarcal e brancocentrado. Dessa maneira, ainda que seja um grande desafio fazer vacilar os alicerces de uma instituição da envergadura da universidade pública brasileira, isso já tem se mostrado possível por meio, principalmente, de práticas extensionistas e afirmativas transdisciplinares e politicamente engajadas. O que tem, por consequência, uma reconstrução interminável das subjetividades docentes e da própria instituição na direção de um horizonte decolonial.
Abstract: This article is the result of research which investigated how professors at the UFMG are able to produce knowledge and actions that decolonize knowledge, science and society. Through ten (auto)biographical narratives with professors of this institution, it was possible to access strategies, practices and actions that displace the university from its colonial, European, patriarchal and white-centered history. In this way, even though it is a great challenge to shake the foundations of an institution the size of the Brazilian public university, this has already proved to be possible through, mainly, transdisciplinary and politically engaged extensionist and affirmative practices. This has, as a consequence, an endless reconstruction of the professor's subjectivities and of the institution itself towards a decolonial horizon.
Asunto: Ensino Superior
Universidades e faculdades, Corpo docente
Descolonização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.29327/269579.6.2-15
URI: http://hdl.handle.net/1843/76554
Fecha del documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/6642
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Em Favor da Igualdade Racial
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
PERFORMANCES DOCENTES DECOLONIAIS.pdfA.pdf425.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.