Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/76554
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Performances docentes decoloniais: combates à colonização de si, do conhecimento e da ciência
Título(s) alternativo(s): Decolonial teaching performances: combating the colonization of the self, knowledge, and science
Autor(es): Ricardo Dias de Castro
Claudia Andréa Mayorga Borges
Resumo: Este artigo resulta de uma pesquisa que investigou como docentes da UFMG são capazes de produzir saberes e fazeres que decolonizam o conhecimento, ciência e a sociedade. Por meio de dez narrativas (auto)biográficas com docentes dessa instituição foi possível acessarmos estratégias, práticas e ações que deslocam a universidade do seu histórico colonial, europeu, patriarcal e brancocentrado. Dessa maneira, ainda que seja um grande desafio fazer vacilar os alicerces de uma instituição da envergadura da universidade pública brasileira, isso já tem se mostrado possível por meio, principalmente, de práticas extensionistas e afirmativas transdisciplinares e politicamente engajadas. O que tem, por consequência, uma reconstrução interminável das subjetividades docentes e da própria instituição na direção de um horizonte decolonial.
Abstract: This article is the result of research which investigated how professors at the UFMG are able to produce knowledge and actions that decolonize knowledge, science and society. Through ten (auto)biographical narratives with professors of this institution, it was possible to access strategies, practices and actions that displace the university from its colonial, European, patriarchal and white-centered history. In this way, even though it is a great challenge to shake the foundations of an institution the size of the Brazilian public university, this has already proved to be possible through, mainly, transdisciplinary and politically engaged extensionist and affirmative practices. This has, as a consequence, an endless reconstruction of the professor's subjectivities and of the institution itself towards a decolonial horizon.
Assunto: Ensino Superior
Universidades e faculdades, Corpo docente
Descolonização
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.29327/269579.6.2-15
URI: http://hdl.handle.net/1843/76554
Data do documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/6642
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Em Favor da Igualdade Racial
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERFORMANCES DOCENTES DECOLONIAIS.pdfA.pdf425.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.