Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/76554
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Performances docentes decoloniais: combates à colonização de si, do conhecimento e da ciência |
Título(s) alternativo(s): | Decolonial teaching performances: combating the colonization of the self, knowledge, and science |
Autor(es): | Ricardo Dias de Castro Claudia Andréa Mayorga Borges |
Resumo: | Este artigo resulta de uma pesquisa que investigou como docentes da UFMG são capazes de produzir saberes e fazeres que decolonizam o conhecimento, ciência e a sociedade. Por meio de dez narrativas (auto)biográficas com docentes dessa instituição foi possível acessarmos estratégias, práticas e ações que deslocam a universidade do seu histórico colonial, europeu, patriarcal e brancocentrado. Dessa maneira, ainda que seja um grande desafio fazer vacilar os alicerces de uma instituição da envergadura da universidade pública brasileira, isso já tem se mostrado possível por meio, principalmente, de práticas extensionistas e afirmativas transdisciplinares e politicamente engajadas. O que tem, por consequência, uma reconstrução interminável das subjetividades docentes e da própria instituição na direção de um horizonte decolonial. |
Abstract: | This article is the result of research which investigated how professors at the UFMG are able to produce knowledge and actions that decolonize knowledge, science and society. Through ten (auto)biographical narratives with professors of this institution, it was possible to access strategies, practices and actions that displace the university from its colonial, European, patriarchal and white-centered history. In this way, even though it is a great challenge to shake the foundations of an institution the size of the Brazilian public university, this has already proved to be possible through, mainly, transdisciplinary and politically engaged extensionist and affirmative practices. This has, as a consequence, an endless reconstruction of the professor's subjectivities and of the institution itself towards a decolonial horizon. |
Assunto: | Ensino Superior Universidades e faculdades, Corpo docente Descolonização |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.29327/269579.6.2-15 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76554 |
Data do documento: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufac.br/index.php/RFIR/article/view/6642 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Em Favor da Igualdade Racial |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PERFORMANCES DOCENTES DECOLONIAIS.pdfA.pdf | 425.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.