Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Débora D'Avila Reispt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1384125441325829pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Clara Lemos dos Santospt_BR
dc.contributor.referee1Adriana Mortara Almeidapt_BR
dc.contributor.referee2Sibelle Cornélio Diniz da Costapt_BR
dc.creatorAmanda Ribeiro Marzanopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1667169107462121pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-18T11:32:46Z-
dc.date.available2024-09-18T11:32:46Z-
dc.date.issued2023-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/76593-
dc.description.abstractThis project seeks to analyze the following hypothesis: theatrical improvisation has the potential to contribute to the training of Museum Educators. To analyze this hypothesis, a course was created entitled “Topics in Creative Processes A - Theatrical games for art educators and mediators” within the scope of Transversal Training at UFMG. The discipline process had as a methodology to use the theatrical games developed by the author Viola Spolin and to discuss how the games help in the practice of museum educators. During the course classes, a very enriching place for the exchange of knowledge, learning and experiences was established for students and educators. The data were collected from video recordings of classes and notes in a fieldwork notebook. Based on the analysis of the students' experience and speeches in this course, we wrote a booklet aimed at educational professionals in museums.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar a seguinte hipótese: a improvisação teatral tem o potencial de contribuir para a formação de Educadores em Museus. Para analisar esta hipótese criou-se uma disciplina intitulada “Tópicos em Processos Criativos A - Jogos teatrais para arte-educadores e mediadores” no âmbito da Formação Transversal da UFMG. O processo da disciplina tinha como metodologia utilizar os jogos teatrais desenvolvidos pela autora Viola Spolin e discutir como os jogos ajudam na prática dos educadores museais. Durante as aulas da disciplina estabeleceu-se um lugar de troca de conhecimentos, aprendizagens e experiências muito enriquecedoras para os alunos e educadores. Os dados foram coletados a partir de gravação de vídeos das aulas e de anotações em caderno de trabalho de campo. A partir da análise da experiência e das falas dos/as alunos/as nesta disciplina redigimos uma cartilha direcionada a profissionais de educativos em museus.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectEducador musealpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectImprovisação teatralpt_BR
dc.subjectSensívelpt_BR
dc.subjectAfetaçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherMuseus - Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.titleJogos teatrais para formação de educadores em museuspt_BR
dc.title.alternativeTheatrical games for the training of museum educatorspt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jogos Teatrais Para Formação de Educadores em Museus.pdfTese de mestrado apresentada ao Programa de Educação e Docência (PROMESTRE FAE)1.65 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons