Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Débora D'Avila Reis | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1384125441325829 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Maria Clara Lemos dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adriana Mortara Almeida | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sibelle Cornélio Diniz da Costa | pt_BR |
dc.creator | Amanda Ribeiro Marzano | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1667169107462121 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-18T11:32:46Z | - |
dc.date.available | 2024-09-18T11:32:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/76593 | - |
dc.description.abstract | This project seeks to analyze the following hypothesis: theatrical improvisation has the potential to contribute to the training of Museum Educators. To analyze this hypothesis, a course was created entitled “Topics in Creative Processes A - Theatrical games for art educators and mediators” within the scope of Transversal Training at UFMG. The discipline process had as a methodology to use the theatrical games developed by the author Viola Spolin and to discuss how the games help in the practice of museum educators. During the course classes, a very enriching place for the exchange of knowledge, learning and experiences was established for students and educators. The data were collected from video recordings of classes and notes in a fieldwork notebook. Based on the analysis of the students' experience and speeches in this course, we wrote a booklet aimed at educational professionals in museums. | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa busca analisar a seguinte hipótese: a improvisação teatral tem o potencial de contribuir para a formação de Educadores em Museus. Para analisar esta hipótese criou-se uma disciplina intitulada “Tópicos em Processos Criativos A - Jogos teatrais para arte-educadores e mediadores” no âmbito da Formação Transversal da UFMG. O processo da disciplina tinha como metodologia utilizar os jogos teatrais desenvolvidos pela autora Viola Spolin e discutir como os jogos ajudam na prática dos educadores museais. Durante as aulas da disciplina estabeleceu-se um lugar de troca de conhecimentos, aprendizagens e experiências muito enriquecedoras para os alunos e educadores. Os dados foram coletados a partir de gravação de vídeos das aulas e de anotações em caderno de trabalho de campo. A partir da análise da experiência e das falas dos/as alunos/as nesta disciplina redigimos uma cartilha direcionada a profissionais de educativos em museus. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educador museal | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Improvisação teatral | pt_BR |
dc.subject | Sensível | pt_BR |
dc.subject | Afetação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Museus - Aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.other | Museus e escolas | pt_BR |
dc.title | Jogos teatrais para formação de educadores em museus | pt_BR |
dc.title.alternative | Theatrical games for the training of museum educators | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jogos Teatrais Para Formação de Educadores em Museus.pdf | Tese de mestrado apresentada ao Programa de Educação e Docência (PROMESTRE FAE) | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License