Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76593
Type: | Tese |
Title: | Jogos teatrais para formação de educadores em museus |
Other Titles: | Theatrical games for the training of museum educators |
Authors: | Amanda Ribeiro Marzano |
First Advisor: | Débora D'Avila Reis |
First Co-advisor: | Maria Clara Lemos dos Santos |
First Referee: | Adriana Mortara Almeida |
Second Referee: | Sibelle Cornélio Diniz da Costa |
Abstract: | Esta pesquisa busca analisar a seguinte hipótese: a improvisação teatral tem o potencial de contribuir para a formação de Educadores em Museus. Para analisar esta hipótese criou-se uma disciplina intitulada “Tópicos em Processos Criativos A - Jogos teatrais para arte-educadores e mediadores” no âmbito da Formação Transversal da UFMG. O processo da disciplina tinha como metodologia utilizar os jogos teatrais desenvolvidos pela autora Viola Spolin e discutir como os jogos ajudam na prática dos educadores museais. Durante as aulas da disciplina estabeleceu-se um lugar de troca de conhecimentos, aprendizagens e experiências muito enriquecedoras para os alunos e educadores. Os dados foram coletados a partir de gravação de vídeos das aulas e de anotações em caderno de trabalho de campo. A partir da análise da experiência e das falas dos/as alunos/as nesta disciplina redigimos uma cartilha direcionada a profissionais de educativos em museus. |
Abstract: | This project seeks to analyze the following hypothesis: theatrical improvisation has the potential to contribute to the training of Museum Educators. To analyze this hypothesis, a course was created entitled “Topics in Creative Processes A - Theatrical games for art educators and mediators” within the scope of Transversal Training at UFMG. The discipline process had as a methodology to use the theatrical games developed by the author Viola Spolin and to discuss how the games help in the practice of museum educators. During the course classes, a very enriching place for the exchange of knowledge, learning and experiences was established for students and educators. The data were collected from video recordings of classes and notes in a fieldwork notebook. Based on the analysis of the students' experience and speeches in this course, we wrote a booklet aimed at educational professionals in museums. |
Subject: | Educação Museus - Aspectos educacionais Museus e escolas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76593 |
Issue Date: | 11-Dec-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jogos Teatrais Para Formação de Educadores em Museus.pdf | Tese de mestrado apresentada ao Programa de Educação e Docência (PROMESTRE FAE) | 1.65 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License