Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76624
Type: Dissertação
Title: Modelling lithium-ion battery degradation for second life stationary application
Other Titles: Modelagem de degradação de baterias íon-lítio para aplicações estacionárias de segunda vida
Authors: Lucas Saraiva Teixeira
First Advisor: Sidelmo Magalhães Silva
First Referee: Wadaed Uturbey da Costa
Second Referee: Igor Amariz Pires
Third Referee: Thales Alexandre Carvalho Maia
Abstract: Fast improvements in lithium-ion battery technology have accelerated the transition towards electrification in the transportation sector. As electric vehicles grow as a share of the market, precautions should be made with regards to the proper handling and disposal of the battery cells as they age. After around 8 to 10 years -- or about 100,000 km -- of use, it is typically recommended that the EV battery storage system be replaced. Though these discarded batteries are no longer adequate for continued vehicular use (which has high power and energy storage demands), there is potential for use in other less intensive application; particularly grid-supporting stationary applications. This dissertation discusses these repurposed batteries, known as "Second-Life Batteries"; in particular, this works focuses on the battery degradation modelling. Being able to model, predict, and estimate the internal capacity loss and impedance gain for a battery is important for control and forecasting purposes; even more so in second-life applications due to the additional safety considerations necessary when handling an aged cell and the eventual transition from linear to exponential rate of capacity loss (aging knee-point). Given these requirements, physics-based models are the most accurate and robust kind of battery model. When properly tuned, they have the potential of simulating long-term degradation -- including forecasting the aging knee-point -- which a lot of precision. This dissertation serves as an introduction of physics-based models for the purposes of Electric Vehicle simulation and Second-Life simulation. It includes an accessible explanation and literature review of the logic behind the physics-based mathematical models. In addition to that, this work showcases an illustrative example of an Electric Vehicle simulation (implemented in Simulink) using a physics-based battery model by way of PyBaMM -- an open-source battery simulation library for Python.
Abstract: Rápidos avanços na tecnologia de baterias de íons de lítio têm acelerado a transição para a eletrificação no setor de transporte. À medida que os veículos elétricos crescem como uma parcela do mercado, devem ser tomadas precauções em relação ao manuseio e descarte adequados das células da bateria à medida que envelhecem. Após cerca de 8 a 10 anos -- ou cerca de 100.000 km -- de uso, é tipicamente recomendado que o sistema de armazenamento da bateria do veículo elétrico seja substituído. Embora essas baterias descartadas não sejam mais adequadas para continuar em uso veícular (que têm altas demandas de potência e armazenamento de energia), há potencial para uso em outras aplicações menos intensivas; particularmente em aplicações estacionárias de suporte à rede. Esta dissertação discute essas baterias reaproveitadas, conhecidas como "Baterias de Segunda Vida"; em particular, este trabalho foca na modelagem da degradação da bateria. Ser capaz de modelar, simular e estimar a perda de capacidade interna e o ganho de impedância de uma bateria é importante para fins de controle e previsão; ainda mais em aplicações de segunda vida devido às considerações adicionais de segurança necessárias ao manusear uma célula envelhecida e a eventual transição de uma taxa linear para exponencial de perda de capacidade (ponto knee-point de envelhecimento). Dadas essas exigências, modelos baseados em física são o tipo mais preciso e robusto de modelo de bateria. Quando devidamente ajustados, eles têm o potencial de simular a degradação a longo prazo -- incluindo a previsão do ponto de knee-point de envelhecimento -- com muita precisão. Esta dissertação serve como uma introdução aos modelos baseados em física para fins de simulação de Veículos Elétricos e simulação de Segunda Vida. Inclui uma explicação acessível e uma revisão da literatura sobre a lógica por trás dos modelos matemáticos baseados em física. Além disso, este trabalho apresenta um exemplo ilustrativo de uma simulação de Veículo Elétrico (implementada em Simulink) utilizando um modelo de bateria baseado em física por meio do PyBaMM -- uma biblioteca de simulação de baterias de código aberto para Python.
Subject: Engenharia elétrica
Baterias de lítio
Veículos elétricos
Modelagem
Reaproveitamento
language: eng
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76624
Issue Date: 14-Aug-2024
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