Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/76628
Tipo: Dissertação
Título: Conscientizando sobre o consumo de álcool na adolescência e seus impactos no desempenho escolar
Autor(es): Elisa Duarte dos Santos Mesquita
primer Tutor: Marcelo Vidigal Caliari
primer miembro del tribunal : Tânia Mara Segatelli
Segundo miembro del tribunal: Maria Aparecida Gomes
Resumen: Esse trabalho foi realizado baseado na didática de Ensino por Investigação. Nessa abordagem foi trabalhada qual a percepção dos adolescentes de uma Escola Estadual de Divinópolis, MG, sobre a influência de substâncias de uso nocivo no desempenho escolar. Nesse sentido, elaborou-se uma sequência didática de 03 aulas, denominadas Etapas, e que procuraram desenvolver as capacidades de observação, a criatividade, a criticidade, a autonomia, a empatia, o entendimento e aprendizagem dos estudantes sobre o tema substâncias de uso nocivo. Verificou-se que os estudantes do 1º ano do Ensino Médio, grupo que participou do trabalho, possuem dificuldade em entender que as bebidas alcoólicas são viciantes, são potencialmente causadores de situações de risco e de doenças diversas, que não apenas as relacionadas ao fígado. O presente trabalho pode ser uma forma de despertá-los para a realidade do uso dessa substância, principalmente na adolescência, período em que o sistema nervoso central ainda se encontra em processo de formação e pode ser afetado por ela. Podemos afirmar ao final do trabalho que a sequência didática conseguiu despertar o interesse pelo tema, favorecendo uma reflexão e discussão críticas e, a reformulação de ideias e conceitos.
Abstract: This work was carried out based on Teaching by Investigation teaching. In this approach, the perception of adolescents at a State School in Divinópolis, MG, regarding the influence of harmful substances on school performance was explored. In this sense, a didactic sequence of 03 classes was created, called Stages, which sought to develop students' observation skills, creativity, criticality, autonomy, empathy, understanding and learning on the subject of harm-ful substances. . It was found that 1st year high school students, the group that participated in the work, have difficulty understanding that alcoholic beverages are addictive and potentially cause risky situations and various diseases, not just those related to the liver. This work could be a way of awakening them to the reality of using this substance, especially during adoles-cence, a period in which the central nervous system is still in the process of formation and can be affected by it. We can say at the end of the work that the didactic sequence managed to awaken interest in the topic, encouraging critical reflection and discussion and the reformula-tion of ideas and concepts.
Asunto: Ensino - Biologia
Etanol
Adolescente
Rendimento escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76628
Fecha del documento: 20-jun-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCM FINALIZADO AGOSTO-2024 (2).pdfTCM de Elisa Duarte dos Santos Mesquita1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons