Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/76630
Type: Dissertação
Title: Performance de guerrilha: poéticas-visuais negras como estratégia de autodefesa e enfrentamento ao racismo
Authors: Priscila Rezende Pinto
First Advisor: Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi
First Co-advisor: Vanessa Raquel Lambert de Souza
First Referee: Janaina Barros Silva Viana
Second Referee: Marcos Antônio Alexandre
Abstract: Esta pesquisa analisa parte das noções da emoção da raiva e sua presença nas relações humanas, correlacionando tais noções com a vivência do sujeito negro em sociedade. O objetivo é compreender a consequente ocorrência dessa emoção na constituição da corporeidade dos sujeitos negros que, transmutada em ação performática, irá possibilitar a elaboração da arte como estratégia viável de autodefesa e de enfrentamento contra a violência colonial e o racismo. Para isso, iremos investigar as performances A gente combinamos de não morrer de Jota Mombaça, Mil litros de preto – A Maré está cheia, de Lucimélia Romão, e minhas obras artísticas, tais como Bombril, Barganha, Vem... pra ser infeliz e Muchas gracias, pero no!. A partir das imagens e discursos que compõem os trabalhos aqui elencados, traço uma reflexão acerca da identificação e apropriação da emoção de raiva como a força motora e o combustível destas criações poéticas-visuais e cênicas.
Abstract: This research analyzes part of the notions of the emotion of anger and its presence in human relationships, correlating such notions with the experience of Black people in society. The objective is to understand the consequent occurrence of this emotion in the constitution of the corporeality of Black fellow which, transmuted into performative action, will enable the elaboration of art as a viable strategy of self-defense and confrontation against colonial violence and racism. To do this, we will investigate the performances Us agreed not to die by Jota Mombaça, A thousand liters of Black, by Lucimélia Romão, and my artistic works, such as Bombril, Bargain, Come... to be unhappy and Muchas gracias, pero no!. Based on the images and speeches that make up the works listed here, I draw a reflection on the identification and appropriation of the emotion of anger as the driving force and fuel of these poetic-visual and scenic creations.
Subject: Performance (Arte)
Negros nas artes cênicas
Linguagem corporal
Relações raciais
Raiva
Emoções
Artes cênicas
Artes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/76630
Issue Date: 3-May-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons