Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/76661
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Políticas afirmativas em Colégios de Aplicação do Brasil: um tema em aberto |
Título(s) alternativo(s): | Affirmative policies in application schools in Brazil: an open topic |
Autor(es): | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara Yone Maria Gonzaga |
Resumen: | Este artigo discute a importância da implementação de políticas afirmativas na modalidade de reserva de vagas para estudantes negros/as no Ensino Fundamental dos Colégios de Aplicação vinculados às universidades federais brasileiras. As reflexões são fruto de dados coletados em duas pesquisas que examinaram os editais de ingresso dos colégios. Identificou-se que somente a instituição vinculada à Universidade Federal do Maranhão implementou a reserva de vagas com recorte étnico-racial no período examinado (2003–2018). Os resultados também apontam para a necessidade de aprimorar as políticas de ação afirmativa para discentes com deficiência e indica a urgência de fortalecer a democratização do acesso aos estudantes negros/as que, historicamente, têm menor representação em instituições federais |
Abstract: | This article discusses the importance of implementing affirmative policies in the modality of reservation of places for afro-descendant students in elementary education at Application Schools linked to Brazilian federal universities. The reflections are the result of data collected in two surveys that examined the school admission notices. It was identified that only the institution linked to the Federal University of Maranhão implemented the reservation of places with an ethnic-racial perspective in the period examined (2003–2018). The results also point to the need of improvement in affirmative action policies for students with disabilities, and indicate the urgency of strengthening the democratization of access to black students who historically have less representation in federal institutions. |
Asunto: | Educação básica Programas de ação afirmativa na educação Estudantes negros Estudantes com deficiência |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/ES.254898 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76661 |
Fecha del documento: | 2022 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/es/a/PqzXdWfxZNkxctbd9SbfWNg/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação & Sociedade |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Políticas afirmativas em colégios de aplicação do brasil_ um tema em aberto.pdf | 198.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.