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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Políticas afirmativas em Colégios de Aplicação do Brasil: um tema em aberto
Título(s) alternativo(s): Affirmative policies in application schools in Brazil: an open topic
Autor(es): Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Yone Maria Gonzaga
Resumo: Este artigo discute a importância da implementação de políticas afirmativas na modalidade de reserva de vagas para estudantes negros/as no Ensino Fundamental dos Colégios de Aplicação vinculados às universidades federais brasileiras. As reflexões são fruto de dados coletados em duas pesquisas que examinaram os editais de ingresso dos colégios. Identificou-se que somente a instituição vinculada à Universidade Federal do Maranhão implementou a reserva de vagas com recorte étnico-racial no período examinado (2003–2018). Os resultados também apontam para a necessidade de aprimorar as políticas de ação afirmativa para discentes com deficiência e indica a urgência de fortalecer a democratização do acesso aos estudantes negros/as que, historicamente, têm menor representação em instituições federais
Abstract: This article discusses the importance of implementing affirmative policies in the modality of reservation of places for afro-descendant students in elementary education at Application Schools linked to Brazilian federal universities. The reflections are the result of data collected in two surveys that examined the school admission notices. It was identified that only the institution linked to the Federal University of Maranhão implemented the reservation of places with an ethnic-racial perspective in the period examined (2003–2018). The results also point to the need of improvement in affirmative action policies for students with disabilities, and indicate the urgency of strengthening the democratization of access to black students who historically have less representation in federal institutions.
Assunto: Educação básica
Programas de ação afirmativa na educação
Estudantes negros
Estudantes com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/ES.254898
URI: http://hdl.handle.net/1843/76661
Data do documento: 2022
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/es/a/PqzXdWfxZNkxctbd9SbfWNg/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & Sociedade
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