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Tipo: Artigo de Evento
Título: Desafios da ação afirmativa de cunho racial na pós-graduação: o caso da Universidade Federal de Minas Gerais
Título(s) alternativo(s): Challenges of race-based affirmative action in graduate education: the case of the Federal University of Minas Gerais
Autor(es): Bianca Drielly Mendes
Ana Paula Karruz
Resumen: Este trabalho objetiva identificar os desafios à ação afirmativa de cunho racial na pósgraduação stricto sensu, a partir do caso da UFMG. Em 2017, esta instituição aprovou uma política de inclusão para negros, indígenas e pessoas com deficiência. A maioria das decisões – e.g., percentual de vagas reservadas para negros (entre 20 e 50%) – ficou a cargo dos colegiados dos programas de pós-graduação, numa implementação bottom-up. Nesse contexto, endereçamos a seguinte questão: quais padrões de implementação e obstáculos à efetividade podem ser identificados na política de cotas de cunho racial na pós-graduação da UFMG? Conduzimos análise documental de editais de seleção (gerando um banco de dados de ofertas, usado para regressões), e análise de conteúdo de 18 entrevistas com membros de colegiados e outros atores. Observamos que os percentuais de reserva se concentram no limite mínimo, e podem reforçar a estratificação horizontal: cursos de Ciências Humanas tendem a praticar um maior percentual que cursos de maior prestígio (das Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Biológicas). A taxa de ocupação das vagas reservadas é baixíssima: em 2022, 21,1% no mestrado e 12,6% no doutorado. A inadequação das condições materiais e simbólicas necessárias à permanência de cotistas ajuda a explicar esse quadro
Abstract: This paper aims at identifying the challenges to racial-based affirmative action in graduate programs, taking UFMG as a case. In 2017, UFMG passed an inclusion policy for blacks, indigenous peoples and people with disabilities. Most of the policy specifications – e.g., percentage of seats reserved for blacks (between 20 and 50%) – were decentralized to the graduate program collegiate bodies, in a bottom-up implementation. In this context, we addressed the following question: what implementation patterns and other factors may compromise the effectiveness of UFMG’s race-based quotas for admission to graduate school? We conducted document analysis of public notices of selection processes (which yielded a dataset of offerings, used in regression analysis) and content analysis of interviews with 18 actors – almost all members of graduate programs’ collegiate bodies. The data reveal that the reservation percentages are concentrated at the lower-bound value (20%), with practices that may reinforce the horizontal stratification: Humanities programs tend to practice a higher percentage than STEM programs, the latter considered to be of greater prestige. Occupancy of reserved places is very low: in 2022, 21.1% in the master’s and 12.6% in the doctorate programs. The inadequacy of the material and symbolic conditions necessary for quota students to stay in graduate school helps to explain this situation.
Asunto: Ensino Superior
Programas de Ação Afirmativa na Educação
Ciências Políticas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/76934
Fecha del documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://www.encontro2023.anpocs.org.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjgwMzciO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiNWM3YWRjYWYyNTQ3ZWY5Y2YzZmEyZjlmOGFlNDEwYTciO30%3D
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicass
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