Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77066
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Leitura literária em foco: uma análise da proposta de leitura no livro didático "Araribá Conecta: Português" do 8º ano do ensino fundamental
Autor(es): Diná Souza dos Santos
primer Tutor: Luiz Francisco Dias
primer miembro del tribunal : Dulcinéa Silva Jerônimo de Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Thalita Nogueira Dias
Resumen: O presente trabalho consiste na análise de uma proposta de leitura literária inserida no livro didático "Araribá Conecta: Português", voltado para o 8º ano do ensino fundamental e trabalhado nas escolas públicas do Estado da Bahia atualmente. Tal proposta surgiu de um questionamento acerca da leitura literária promovida por essas instituições e se essas proposições são satisfatórias ou não, ou seja, se elas conseguem promover uma boa experiência de leitura literária aos alunos, que, por sua vez, já apresentam resistência a esse tipo de atividade em sala de aula. Para tanto, essa monografia se encontra dividida em algumas seções, tendo como principais (i) a abordagem da leitura literária, para a etapa de ensino em questão, no documento oficial BNCC (2018); (ii) breve traçado histórico sobre os leitores de literatura noBrasil, com base em Bordini e Aguiar (1993) e (iii) o tratamento do letramento literário,bsugerido por Cosson (2006). Por fim, como última etapa desse trabalho, propõe-se, aqui, uma reflexão sobre a abordagem desse tipo de leitura no primeiro capítulo do livro didático em questão, com base em autores das áreas da Literatura e Linguística, como Rildo Cosson (2006; 2021) e Vanda Maria Elias e Ingedore Villaça Koch (2017), visando repensar e aprimorar a forma de trabalhar a literatura com os discentes do ensino fundamental das escolas públicas.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77066
Fecha del documento: 7-ago-2024
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC_UFMG_DINA_SOUZA_DOS_SANTOS.pdf864.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.