Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77066
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Francisco Diaspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4264522545656657pt_BR
dc.contributor.referee1Dulcinéa Silva Jerônimo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee2Thalita Nogueira Diaspt_BR
dc.creatorDiná Souza dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/871361493661 4236pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-01T12:41:09Z-
dc.date.available2024-10-01T12:41:09Z-
dc.date.issued2024-08-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77066-
dc.description.resumoO presente trabalho consiste na análise de uma proposta de leitura literária inserida no livro didático "Araribá Conecta: Português", voltado para o 8º ano do ensino fundamental e trabalhado nas escolas públicas do Estado da Bahia atualmente. Tal proposta surgiu de um questionamento acerca da leitura literária promovida por essas instituições e se essas proposições são satisfatórias ou não, ou seja, se elas conseguem promover uma boa experiência de leitura literária aos alunos, que, por sua vez, já apresentam resistência a esse tipo de atividade em sala de aula. Para tanto, essa monografia se encontra dividida em algumas seções, tendo como principais (i) a abordagem da leitura literária, para a etapa de ensino em questão, no documento oficial BNCC (2018); (ii) breve traçado histórico sobre os leitores de literatura noBrasil, com base em Bordini e Aguiar (1993) e (iii) o tratamento do letramento literário,bsugerido por Cosson (2006). Por fim, como última etapa desse trabalho, propõe-se, aqui, uma reflexão sobre a abordagem desse tipo de leitura no primeiro capítulo do livro didático em questão, com base em autores das áreas da Literatura e Linguística, como Rildo Cosson (2006; 2021) e Vanda Maria Elias e Ingedore Villaça Koch (2017), visando repensar e aprimorar a forma de trabalhar a literatura com os discentes do ensino fundamental das escolas públicas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento literário, Leitura, Livro didático.pt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.titleLeitura literária em foco: uma análise da proposta de leitura no livro didático "Araribá Conecta: Português" do 8º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_UFMG_DINA_SOUZA_DOS_SANTOS.pdf864.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.