Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/77066
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luiz Francisco Dias | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4264522545656657 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Dulcinéa Silva Jerônimo de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Thalita Nogueira Dias | pt_BR |
dc.creator | Diná Souza dos Santos | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/871361493661 4236 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-01T12:41:09Z | - |
dc.date.available | 2024-10-01T12:41:09Z | - |
dc.date.issued | 2024-08-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/77066 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho consiste na análise de uma proposta de leitura literária inserida no livro didático "Araribá Conecta: Português", voltado para o 8º ano do ensino fundamental e trabalhado nas escolas públicas do Estado da Bahia atualmente. Tal proposta surgiu de um questionamento acerca da leitura literária promovida por essas instituições e se essas proposições são satisfatórias ou não, ou seja, se elas conseguem promover uma boa experiência de leitura literária aos alunos, que, por sua vez, já apresentam resistência a esse tipo de atividade em sala de aula. Para tanto, essa monografia se encontra dividida em algumas seções, tendo como principais (i) a abordagem da leitura literária, para a etapa de ensino em questão, no documento oficial BNCC (2018); (ii) breve traçado histórico sobre os leitores de literatura noBrasil, com base em Bordini e Aguiar (1993) e (iii) o tratamento do letramento literário,bsugerido por Cosson (2006). Por fim, como última etapa desse trabalho, propõe-se, aqui, uma reflexão sobre a abordagem desse tipo de leitura no primeiro capítulo do livro didático em questão, com base em autores das áreas da Literatura e Linguística, como Rildo Cosson (2006; 2021) e Vanda Maria Elias e Ingedore Villaça Koch (2017), visando repensar e aprimorar a forma de trabalhar a literatura com os discentes do ensino fundamental das escolas públicas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento literário, Leitura, Livro didático. | pt_BR |
dc.subject.other | Língua portuguesa – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Leitura literária em foco: uma análise da proposta de leitura no livro didático "Araribá Conecta: Português" do 8º ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_UFMG_DINA_SOUZA_DOS_SANTOS.pdf | 864.21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.