Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/77066
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Leitura literária em foco: uma análise da proposta de leitura no livro didático "Araribá Conecta: Português" do 8º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Diná Souza dos Santos |
Primeiro Orientador: | Luiz Francisco Dias |
Primeiro membro da banca : | Dulcinéa Silva Jerônimo de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Thalita Nogueira Dias |
Resumo: | O presente trabalho consiste na análise de uma proposta de leitura literária inserida no livro didático "Araribá Conecta: Português", voltado para o 8º ano do ensino fundamental e trabalhado nas escolas públicas do Estado da Bahia atualmente. Tal proposta surgiu de um questionamento acerca da leitura literária promovida por essas instituições e se essas proposições são satisfatórias ou não, ou seja, se elas conseguem promover uma boa experiência de leitura literária aos alunos, que, por sua vez, já apresentam resistência a esse tipo de atividade em sala de aula. Para tanto, essa monografia se encontra dividida em algumas seções, tendo como principais (i) a abordagem da leitura literária, para a etapa de ensino em questão, no documento oficial BNCC (2018); (ii) breve traçado histórico sobre os leitores de literatura noBrasil, com base em Bordini e Aguiar (1993) e (iii) o tratamento do letramento literário,bsugerido por Cosson (2006). Por fim, como última etapa desse trabalho, propõe-se, aqui, uma reflexão sobre a abordagem desse tipo de leitura no primeiro capítulo do livro didático em questão, com base em autores das áreas da Literatura e Linguística, como Rildo Cosson (2006; 2021) e Vanda Maria Elias e Ingedore Villaça Koch (2017), visando repensar e aprimorar a forma de trabalhar a literatura com os discentes do ensino fundamental das escolas públicas. |
Assunto: | Língua portuguesa – Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77066 |
Data do documento: | 7-Ago-2024 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Língua Portuguesa |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_UFMG_DINA_SOUZA_DOS_SANTOS.pdf | 864.21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.