Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/77066
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Leitura literária em foco: uma análise da proposta de leitura no livro didático "Araribá Conecta: Português" do 8º ano do ensino fundamental
Autor(es): Diná Souza dos Santos
Primeiro Orientador: Luiz Francisco Dias
Primeiro membro da banca : Dulcinéa Silva Jerônimo de Oliveira
Segundo membro da banca: Thalita Nogueira Dias
Resumo: O presente trabalho consiste na análise de uma proposta de leitura literária inserida no livro didático "Araribá Conecta: Português", voltado para o 8º ano do ensino fundamental e trabalhado nas escolas públicas do Estado da Bahia atualmente. Tal proposta surgiu de um questionamento acerca da leitura literária promovida por essas instituições e se essas proposições são satisfatórias ou não, ou seja, se elas conseguem promover uma boa experiência de leitura literária aos alunos, que, por sua vez, já apresentam resistência a esse tipo de atividade em sala de aula. Para tanto, essa monografia se encontra dividida em algumas seções, tendo como principais (i) a abordagem da leitura literária, para a etapa de ensino em questão, no documento oficial BNCC (2018); (ii) breve traçado histórico sobre os leitores de literatura noBrasil, com base em Bordini e Aguiar (1993) e (iii) o tratamento do letramento literário,bsugerido por Cosson (2006). Por fim, como última etapa desse trabalho, propõe-se, aqui, uma reflexão sobre a abordagem desse tipo de leitura no primeiro capítulo do livro didático em questão, com base em autores das áreas da Literatura e Linguística, como Rildo Cosson (2006; 2021) e Vanda Maria Elias e Ingedore Villaça Koch (2017), visando repensar e aprimorar a forma de trabalhar a literatura com os discentes do ensino fundamental das escolas públicas.
Assunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77066
Data do documento: 7-Ago-2024
Aparece nas coleções:Especialização em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_UFMG_DINA_SOUZA_DOS_SANTOS.pdf864.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.