Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77160
Tipo: Dissertação
Título: Clube de biologia para a promoção da alfabetização científica com abordagem investigativa: um guia de implementação
Título(s) alternativo(s): Biology club to promote scientific literacy with approach investigative: an implementation guide
Club de biología promoverá alfabetización científica con enfoque investigativo: una guía de implementación
Autor(es): Wane Aparecida de Souza
primer Tutor: Adlane Vilas-Boas Ferreira
primer miembro del tribunal : Juliana Carvalho Tavares
Segundo miembro del tribunal: Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
Resumen: A demanda por uma formação integral e cidadã depende de uma educação científico-tecnológica que capacita os jovens para transformar a si próprios e a sociedade. Embora o atendimento desse pleito dependa dos conhecimentos da Biologia, as recentes políticas e reformas educacionais têm desvalorizado e esvaziado o ensino desse componente curricular no Ensino Médio. Frente a essa realidade, é que se propõe a criação de Clubes de Biologia, inspirados nos Clubes de Ciências, como um ambiente não formal de defesa da Biologia por meio da promoção da alfabetização científica pautada por uma didática de ensino por investigação. Logo, diante da necessidade de mais tempo e um espaço direcionado à formação científico-biológica dos estudantes, esta pesquisa estabeleceu como objetivo estudar os processos de implementação de um Clube de Biologia e discutir seu potencial na promoção da alfabetização científica mediante a abordagem investigativa focada no protagonismo dos clubistas. Visto que a implantação de um Clube de Biologia exige um projeto cuidadoso e consistente, envolvendo uma instituição educacional, mediador e clubistas, a pesquisa bibliográfica resultou na produção de um guia, no formato e-book, adaptável à realidade do público-alvo, contendo as diretrizes essenciais, as fundamentações teóricas e didáticas, as etapas de implantação e os documentos necessários para contribuir na solução dos desafios e disseminar a iniciativa dos clubes. A primeira metade do guia dedica-se à identidade e à fundamentação do clube quanto ao objetivo e à metodologia pedagógica, enquanto a segunda parte foca na implementação do clube, detalhando os passos, a estrutura, os documentos, a interação mediador-clubistas e os instrumentos para o monitoramento do projeto e a avaliação das intenções e dos resultados do clube. Assim, considera-se que o guia no formato de e-book contribuirá para a divulgação da proposta de Clubes de Biologia, visando à disseminação da alfabetização científica e à formação de jovens protagonistas.
Abstract: The demand for comprehensive and civic education depends on scientific-technological education that empowers young people to transform themselves and society. Although the fulfillment of this request depends on knowledge of Biology, recent educational policies and reforms have devalued and emptied the teaching of this curricular component in high school. Faced with this reality, it is proposed to create Biology Clubs, inspired by Science Clubs, as a non-formal environment for the defense of Biology through the promotion of scientific literacy guided by research-based teaching. Therefore, given the need for more time and space dedicated to the scientific-biological training of students, this research aimed to study the processes of implementing a Biology Club and discuss its potential in promoting scientific literacy through an investigative approach focused on protagonism of club members. Since the implementation of a Biology Club requires a careful and consistent project, involving an educational institution, mediator and club members, bibliographical research resulted in the production of a guide, in e-book format, adaptable to the reality of the target audience, containing the essential guidelines, the theoretical and didactic foundations, the implementation stages and the documents necessary to contribute to solving the challenges and disseminating the clubs' initiative. The first half of the guide is dedicated to the club's identity and foundation in terms of objective and pedagogical methodology, while the second part focuses on the club's implementation, detailing the steps, structure, documents, mediator-club member interaction and instruments for monitoring the project and evaluating the club's intentions and results. Therefore, it is considered that the guide in e-book format will contribute to the dissemination of the Biology Clubs proposal, aiming at the dissemination of scientific literacy and the training of young protagonists.
Asunto: Ensino - Biologia
Educação científica
Pesquisa científica
Progagonismo Juvenil
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77160
Fecha del documento: 22-mar-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Clube de Biologia _TCM repositório_Wane Souza.pdf2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Guia de implementação de um Clube de Biologia_Wane Souza.pdf9.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.