Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77160
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adlane Vilas-Boas Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5828381419292488pt_BR
dc.contributor.referee1Juliana Carvalho Tavarespt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borbapt_BR
dc.creatorWane Aparecida de Souzapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8670478642767237pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T15:28:25Z-
dc.date.available2024-10-03T15:28:25Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77160-
dc.description.abstractThe demand for comprehensive and civic education depends on scientific-technological education that empowers young people to transform themselves and society. Although the fulfillment of this request depends on knowledge of Biology, recent educational policies and reforms have devalued and emptied the teaching of this curricular component in high school. Faced with this reality, it is proposed to create Biology Clubs, inspired by Science Clubs, as a non-formal environment for the defense of Biology through the promotion of scientific literacy guided by research-based teaching. Therefore, given the need for more time and space dedicated to the scientific-biological training of students, this research aimed to study the processes of implementing a Biology Club and discuss its potential in promoting scientific literacy through an investigative approach focused on protagonism of club members. Since the implementation of a Biology Club requires a careful and consistent project, involving an educational institution, mediator and club members, bibliographical research resulted in the production of a guide, in e-book format, adaptable to the reality of the target audience, containing the essential guidelines, the theoretical and didactic foundations, the implementation stages and the documents necessary to contribute to solving the challenges and disseminating the clubs' initiative. The first half of the guide is dedicated to the club's identity and foundation in terms of objective and pedagogical methodology, while the second part focuses on the club's implementation, detailing the steps, structure, documents, mediator-club member interaction and instruments for monitoring the project and evaluating the club's intentions and results. Therefore, it is considered that the guide in e-book format will contribute to the dissemination of the Biology Clubs proposal, aiming at the dissemination of scientific literacy and the training of young protagonists.pt_BR
dc.description.resumoA demanda por uma formação integral e cidadã depende de uma educação científico-tecnológica que capacita os jovens para transformar a si próprios e a sociedade. Embora o atendimento desse pleito dependa dos conhecimentos da Biologia, as recentes políticas e reformas educacionais têm desvalorizado e esvaziado o ensino desse componente curricular no Ensino Médio. Frente a essa realidade, é que se propõe a criação de Clubes de Biologia, inspirados nos Clubes de Ciências, como um ambiente não formal de defesa da Biologia por meio da promoção da alfabetização científica pautada por uma didática de ensino por investigação. Logo, diante da necessidade de mais tempo e um espaço direcionado à formação científico-biológica dos estudantes, esta pesquisa estabeleceu como objetivo estudar os processos de implementação de um Clube de Biologia e discutir seu potencial na promoção da alfabetização científica mediante a abordagem investigativa focada no protagonismo dos clubistas. Visto que a implantação de um Clube de Biologia exige um projeto cuidadoso e consistente, envolvendo uma instituição educacional, mediador e clubistas, a pesquisa bibliográfica resultou na produção de um guia, no formato e-book, adaptável à realidade do público-alvo, contendo as diretrizes essenciais, as fundamentações teóricas e didáticas, as etapas de implantação e os documentos necessários para contribuir na solução dos desafios e disseminar a iniciativa dos clubes. A primeira metade do guia dedica-se à identidade e à fundamentação do clube quanto ao objetivo e à metodologia pedagógica, enquanto a segunda parte foca na implementação do clube, detalhando os passos, a estrutura, os documentos, a interação mediador-clubistas e os instrumentos para o monitoramento do projeto e a avaliação das intenções e dos resultados do clube. Assim, considera-se que o guia no formato de e-book contribuirá para a divulgação da proposta de Clubes de Biologia, visando à disseminação da alfabetização científica e à formação de jovens protagonistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectClube de ciênciaspt_BR
dc.subjectE-bookpt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherEducação científicapt_BR
dc.subject.otherPesquisa científicapt_BR
dc.subject.otherProgagonismo Juvenilpt_BR
dc.titleClube de biologia para a promoção da alfabetização científica com abordagem investigativa: um guia de implementaçãopt_BR
dc.title.alternativeBiology club to promote scientific literacy with approach investigative: an implementation guidept_BR
dc.title.alternativeClub de biología promoverá alfabetización científica con enfoque investigativo: una guía de implementaciónpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.