Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77393
Type: Monografia (especialização)
Title: Diálogo entre fotografia e sala de aula
Other Titles: Between photography and the classroom
Authors: Mariana Edsonine Santos
First Advisor: Márcio Mota Pereira
First Referee: Sônia Aparecida dos Anjos
Abstract: Este estudo objetivou discutir o diálogo entre a sala de aula e a fotografia com uma abordagem pedagógica enriquecedora que estimula uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. Assim, se fez necessário respaldar o uso pedagógico da fotografia nos documentos normativos da educação Brasileira, bem como a utilização da fotografia como recurso pedagógico na sala de aula. Destacando sua importância para uma educação contextualizada, inclusiva e que estimule o desenvolvimento integral dos alunos. Em síntese, o uso da fotografia como instrumento pedagógico, proporciona aos alunos oportunidades de aprendizagem significativas, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais e preparando-os para os desafios do século XXI.
Abstract: This study aimed to discuss the dialogue between the classroom and photography with an enriching pedagogical approach that encourages a more dynamic and meaningful learning. Thus, it was necessary to support the pedagogical use of photography in the normative documents of Brazilian education, as well as the use of photography as a pedagogical resource in the classroom. Highlighting its importance for contextualized, inclusive education that encourages the integral development of students. In summary, the use of photography as a teaching tool provides students with significant learning opportunities, stimulating the development of essential skills and preparing them for the challenges of the 21st century.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Fotografia
Arte e educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77393
Issue Date: 14-Jul-2023
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo_ Mariana Edsonine Santos (1).pdfO artigo "Diálogo entre Fotografia e Sala de Aula" explora a integração da fotografia como um recurso pedagógico nas disciplinas de Artes Visuais, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica e significativa. A pesquisa destaca a importância da fotografia para uma educação contextualizada e inclusiva, que contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. A utilização da fotografia em sala de aula é fundamentada pelos documentos normativos da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mostrando como essa linguagem artística pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao estimular habilidades críticas, criativas e estéticas.358.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.