Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/78811
Type: Monografia (especialização)
Title: Política na mídia e estratégias midiáticas em campanhas eleitorais : planejamento de campanha do pré-candidato à prefeitura de Contagem em 2012 Durval Ângelo (PT)
Authors: Thaís Garcia Medeiros
First Advisor: Pedro Santos Mundim
Abstract: Este estudo teve como objetivo discorrer sobre política na mídia e estratégias midiáticas em campanhas eleitorais, tendo por foco principal o planejamento de campanha do pré-candidato à prefeitura de Contagem em 2012 Durval Ângelo (PT). Para atender a proposta do trabalho valeu-se de estudo de caso, pesquisa exploratória e bibliográfica com a consulta a autores que abordam temas como teorias do comportamento eleitoral, marketing político, marketing político eleitoral e novas mídias e sua importância quanto à decisão de voto por parte dos eleitores. O estudo de caso e pesquisa exploratória, realizado no âmbito do município de Contagem, bem como a pesquisa bibliográfica, deram-se entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012, sendo a pesquisa bibliográfica composta através da coleta e interpretação de livros, artigos eletrônicos e outros meios literários. O objetivo principal deste estudo foi apresentar um planejamento de campanha, a partir das teorias do comportamento eleitoral e com base nas mais modernas ferramentas midiáticas, com o intuito de eleger o Deputado Estadual Durval Ângelo (PT) à prefeitura de Contagem. Como principais resultados deste trabalho pode-se afirmar que: modernas ferramentas midiáticas, tais como Twiter, blogs, Facebook, Orkut, etc são, na atualidade, de grande valia para o marketing político eleitoral, sobremodo favorecendo ao alcance dos objetivos de determinado candidato; e é perceptível o crescente e contínuo aumento do uso de estratégias políticas que se valem de modernos meios de comunicação, sem menosprezar as tradicionais ferramentas (jornal, revistas, rádio e televisão, dentre outros), influindo diretamente nas decisões eleitorais. Conclui-se pela validade de o Deputado Durval Ângelo devidamente trabalhar e construir estratégias midiáticas no intuito de alcançar o cargo de prefeito de Contagem. Para tanto revela-se de grande importância construir uma imagem de político honesto e comprometido com a população contagense e também contextualizado com os dias atuais, o que pode ser sobremodo favorecido pelas modernas mídias voltadas ao campo político, inserindo-o no lar e na vida cotidiana dos eleitores e, em especial, dos mais jovens eleitores.
Subject: Ciência política
Campanhas eleitorais
Andrade, Durval Ângelo
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Marketing Político, Opinião Pública e Comportamento Eleitoral
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/78811
Issue Date: 28-Jun-2012
Appears in Collections:Especialização em Marketing Político

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia - Thaís.pdf740.17 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons