Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79373
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Percepção de saúde e satisfação com o ensino remoto emergencial entre docentes do ensino superior na pandemia da COVID-19 |
Other Titles: | Health perception and satisfaction with emergency remote teaching teachers in the COVID-19 pandemic |
Authors: | Rafael Christian de Matos Gabriel Moreira de Mello Mendes Mariana Martins Gonzaga do Nascimento Adriano Max Moreira Reis Maria Aparecida Gomes Ana Paula Lucas Mota Cristina Duarte Vianna Soares Flávia Beatriz Custódio Jéssica Evelyn de Andrade Cristina Mariano Ruas |
Abstract: | Objetivo: Avaliar aspectos relacionados à saúde e à satisfação docente no Curso de Farmácia em uma instituição de ensino superior e sua associação ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Métodos: Trata-se de um estudo transversal quantitativo, no qual Questionário contemplando fatores socioeducacionais relacionados à saúde e ao processo de ensino-aprendizagem foi disponibilizado e avaliado por meio de regressões univariada linear e multinomial. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: Com a pandemia de coronavírus, atividades que geravam aglomeração como aulas presenciais foram interrompidas, gerando o novo formato de ensino (ERE). A autopercepção de saúde dos docentes atingiu o percentual 78,9±15%. Parte considerável relatou exaustão (51,2%), sobrecarga (51,1%), ansiedade (35,2%) e falta de tempo para lazer (30,2%). O uso de medicamentos, adoecimento devido ao ERE, sintomas de ansiedade, sobrecarga na atividade laboral, relação professor/aluno e tempo para preparo de aulas relacionaram-se à satisfação geral. Conclusão: Com o estudo foi possível observar que o uso de medicamentos, o adoecimento por causa do ERE, sintomas de ansiedade, sobrecarga na atividade laboral, fatores como a relação professor/aluno e tempo para preparo de aulas estavam relacionados à satisfação geral dos docentes. Ademais, apesar do caráter transitório do ERE, os dados reforçam a necessidade de acompanhamento docente após o retorno presencial. |
Abstract: | Objective:Evaluate aspects related to health and teacher satisfaction in the Pharmacy Course in an institution of higher educationand its association with the Emergency Remote Learning (ERL). Methods: This is a quantitative cross-sectional study, in which a questionnaire covering socio-educational factors related to health and the teaching-learning process was applied, and evaluated by univariatelinear and multinomial regressions. The study was approved by the Research Ethics Committee. Results:Due to the coronavirus pandemic, agglomerative activities such as face-to-face classes were interrupted, generating the new teaching format (ERL). The professors' self-perception of health reached the percentage of 78.9±15%. A considerable part reported exhaustion (51.2%), overload (51.1%), anxiety (35.2%) and lack of leisure time (30.2%). The use of medication, illness due to ERE, anxiety symptoms, work overload, professor/student relationship and time to prepare classes were related to the general satisfaction. Conclusion:With the study it was possible to observe that the use of medication, illness due to the RPE, anxiety symptoms, work overload, factorssuch as the teacher/student relationship, and time to prepare classes were related to the teachers' general satisfaction. Althoughtthe transitory nature of the ERE, the data reinforce the need for professor follow-up after the face-to-face return. |
Subject: | Ensino COVID-19 |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAR - DEPARTAMENTO DE ALIMENTOS FAR - DEPARTAMENTO DE ANÁLISES CLÍNICAS E TOXICOLÓGICAS FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL FAR - DEPARTAMENTO DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS ICB - DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.25248/reas.e11918.2023 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79373 |
Issue Date: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/11918 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Eletrônica Acervo Saúde |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Percepção de saúde e satisfação com o ensino remoto emergencial entre docentes do ensino superior na pandemia da Covid-19.pdf | 500.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.