Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/79568
Type: | Dissertação |
Title: | Geodesign no planejamento de cidades inteligentes e no atendimento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável |
Authors: | Fabiana Carmo de Vargas Vieira |
First Advisor: | Ana Clara Mourão Moura |
First Referee: | Ricardo Alexandrino Garcia |
Second Referee: | Maria Luiza Almeida Cunha de Castro |
Abstract: | O tema “cidade inteligente” tem se tornado frequente nas últimas duas décadas como forma de solucionar problemas urbanos enfrentados atualmente. A integração de sistemas e a “internet das coisas” trazem para a governança e também para o cidadão uma forma mais dinâmica de atuação no planejamento urbano. Pensando nisso, o Geodesign a partir de sua metodologia baseada em compartilhamento de decisões e co-criação de ideias, com o uso de tecnologias de geoinformação baseadas na web, juntamente com as geotecnologias de produção e representação de informações, pode facilitar esse planejamento a partir da participação dos diversos atores, com o objetivo de associar a essa “nova cidade” aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). A partir desse contexto, a expectativa é promover o direito à cidade e à justiça social, o que contribui para o desenvolvimento de uma cidade “inteligente”. A pesquisa apresenta revisão conceitual sobre os temas de Cidade Inteligente, ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Geodesign. Uma vez caracterizadas esses assuntos, o objetivo é demonstrar o impacto da difusão da informação relativa a eles no emprego de seus valores por parte de atores em workshops de Geodesign, buscando comprovar que os participantes podem realizar propostas qualificadas quanto às questões citadas, quando capacitados sobre o tema. Para tal, foram desenvolvidos quatro estudos de caso, que vão desde a mensuração de resultados sem a apresentação das informações prévias, até a qualificação dos participantes a partir de explanações sobre cidades inteligentes e ODS antes da etapa de criação no workshop. Observou-se que as propostas elaboradas nos workshops de Geodesign, realizadas por cocriação de ideias para uma área de estudo, são muito mais qualificadas a partir da conscientização sobre os temas de ODS e Smart Cities. Destaca-se, também, o aprendizado transformador, no qual o Geodesign atua como suporte à criação de opiniões, mesmo que não seja usado para tomada das decisões, apresentando o seu papel educador em processos de planejamento compartilhado. |
Abstract: | The theme of “smart city” has become frequent in the last two decades as a way to solve urban problems faced nowadays. The integration of systems and the internet will bring to governance and also to citizens a more dynamic way of acting in urban planning. With that in mind, Geodesign, through its methodology based on sharing decisions and co-creation of ideas, with the use of web-based geoinformation technologies, together with geotechnologies for the production and representation of information, can facilitate this planning based on the participation of the different actors, with the objective of associating the Sustainable Development Goals to the new city. From this context, the expectation is to promote the right to the city and social justice, which makes a city “smart”. The work presents a conceptual review on the themes of Smart City, SDGs – Sustainable Development Goals and Geodesign. Once the themes are characterized, it aims to demonstrate the impact of disseminating information related to these concepts on the use of their values by actors in Geodesign workshops, seeking to prove that participants can make qualified proposals regarding the aforementioned issues, if they are trained on the topic. For this purpose, it presents the development of four case studies, ranging from measuring results without the presentation of prior information, to measuring results when participants receive explanations about Smart Cities and SDGs before carrying out the creation stage in the workshop. As previous results, it is observed that the proposals elaborated in the Geodesign workshops, carried out by co-creation of ideas for an area of study, are much more qualified from the awareness of the themes of SDGs and Smart Cities. Also noteworthy is the observation of transformative learning, in which Geodesign plays a role of a support for the creation of opinions, even if it is not used as a support for decisions, presenting its educational contribution in shared planning processes. |
Subject: | Planejamento urbano – Aspectos ambientais – Brasil Cidades inteligentes Geoprocessamento Banco de dados geográficos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/79568 |
Issue Date: | 4-Aug-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FABIANA_DISSERTACAO_FINAL.pdf | 15.03 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.