Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/79717
Type: Monografia (especialização)
Title: Habilidades básicas de leitura e dificuldades enfrentadas por crianças com transtorno do espectro do autismo : uma revisão de literatura
Authors: Débora Piazarollo Moreno
First Advisor: Jardel Sander da Silva
First Referee: Gisele Camilo da Mata
Second Referee: Denise Brandão de Oliveira e Britto
Abstract: O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits persistentes na comunicação e interação social em múltiplos contextos e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Embora esses sintomas façam parte do núcleo do transtorno, sua gravidade é variável, podendo, inclusive, variar de acordo com o contexto ou oscilar com o tempo, por esse motivo, usa-se o termo espectro. Com o crescimento da prevalência do autismo, faz-se necessário investigar a natureza da heterogeneidade do TEA no desenvolvimento das crianças, porém a literatura atual dispõe de pouca informação baseada em evidência disponível a respeito da heterogeneidade do TEA relacionada a práticas educacionais para o ensino infantil e ensino médio, a fim de guiar a educação desses alunos. O objetivo do presente estudo é realizar um levantamento bibliográfico da literatura existente sobre a habilidade básica de leitura em crianças com TEA, a fim de avaliar os dados sistemáticos sobre essa habilidade e sobre as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças com TEA no processo de leitura. O levantamento bibliográfico utilizou a base de dados PubMed, no período de junho a julho de 2022. Foram consultados artigos em inglês, publicados no período de 2012 a 2022. Na base de dados, utilizaram-se os filtros relacionados à língua (inglês), ao ano (2012 a 2022) e idade (Preschool Child 2-5 years, Child 6-12 years). Na busca por meio de descritores, foram encontrados 287 artigos na base de dados pré-estabelecida. Do total, 272 foram excluídos pelo título e resumo e 4 pela leitura do texto completo. Isso possibilitou a análise de 11 artigos. Foi observado que a maior parte das pesquisas realizadas nos últimos dez anos e publicadas nas bases de dados científicos confirmou a alta heterogeneidade nas habilidades de leitura de indivíduos com TEA. Os resultados demonstram que a compreensão de leitura está associada às habilidades de linguagem. Alguns estudos evidenciam que a proficiência de leitura está relacionada com maior cognição verbal,com a fonologia e com melhor linguagem expressiva. Os achados identificaram que a leitura de palavras está fortemente associada a habilidades fonológicas e à cognição e as habilidades de linguagem oral estão associadas à compreensão de leitura, corroborando a literatura existente sobre o assunto.
Subject: Transtornos do espectro autista
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/79717
Issue Date: 3-Dec-2022
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Débora Piazarollo Moreno_vFINAL_ago_2023.pdf517.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.