Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/81298
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Constituindo sensibilidades na educação física: um projeto de ensino com olhar humano |
Authors: | Júlia Braga Nascimento |
First Advisor: | Giovanna Camila da Silva |
First Referee: | Marina Guedes Costa e Silva |
Abstract: | O trabalho propõe uma Educação Física escolar que prioriza a sensibilidade como um elemento essencial na formação de alunos e no ambiente educacional. Com base em experiências pessoais da autora e a partir de uma revisão teórica, o estudo destaca a necessidade de se romper com práticas autoritárias e disciplinadoras que inibem emoções e relações humanas no espaço escolar. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ensino qualitativa através de um projeto de ensino, intitulado “Sinto, logo sou”, com três turmas do 1º ano. Dividido em três eixos – “Jogo Limpo”, “Eu e as Diferenças” e “Emoções” –, o projeto teve o objetivo de realizar reflexões e construir relações mais sensíveis e humanas. Este estudo aponta que atividades colaborativas e um olhar cuidadoso para as diferenças e emoções dos alunos podem transformar conflitos em oportunidades de aprendizagem e fomentar um ambiente escolar mais inclusivo. Além disso, reforça a relevância de práticas pedagógicas que valorizem a sensibilidade como pilares para uma educação transformadora. Este trabalho contribui, ainda, para o campo da Educação Física, ao propor um projeto pedagógico que prioriza a humanização, a valorização das diversidades e a construção de relações significativas no contexto escolar. |
Abstract: | The work proposes a school Physical Education that prioritizes sensitivity as an essential element in the training of students and in the educational environment. Based on the author's personal experiences and starting from a theoretical review, this study highlights the need to break up with authoritative and disciplinary practices that inhibit emotions and human relationships in the school environment. To this end, a qualitative research-teaching project entitled “Sinto, logo sou” (I feel, therefore I am) was carried out with three 1st grade classes. Divided into three strands – “Fair Play”, “Me and Differences” and “Emotions” - the project aimed to encourage reflection in order to build more sensitive and humane relationships. This study points out that collaborative activities and a careful eye for students’ differences and emotions can turn conflicts into learning opportunities and foster a more inclusive school environment. It also reinforces the importance of pedagogical practices that value the sensitivity as a pillar for a transformative education. This work also contributes to the field of Physical Education by proposing a pedagogical model that prioritizes humanization, valuing diversity and building meaningful relationships in the school context. |
Subject: | Educação Física Pesquisa educacional Ensino - Metodologia |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Educação Física Escolar |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/81298 |
Issue Date: | 8-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Especialização em Educação Física Escolar |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC apos correção 4.pdf | 2.73 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License