Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/81952
Tipo: Dissertação
Título: Práticas sociais e matemáticas na aldeia muã mimatxi: “afinando o olhar” a partir do diário de Txahá durante a pandemia, cânticos e tehêys 
Autor(es): Txahá Alves Braz
Primeiro Orientador: Teresinha Fumi Kawasaki
Primeiro membro da banca : Marina de Lima Tavares
Segundo membro da banca: Paulo Roberto Maia Figueiredo
Terceiro membro da banca: Paula Cristina Pereira Silva
Resumo: Em um diário produzido durante a pandemia, a autora resgata no dia a dia da sua comunidade Muã Mimatxi, em isolamento social, as práticas sociais (embora tímidas) e as matemáticas a partir de um afinamento de olhar. No esforço do relato fiel à sua percepção, a autora lança mão de seus textos escritos, de cânticos e dos tehêys produzidos por sua comunidade.
Abstract: In a diary produced during the pandemic, the author rescues Muã Mimatxi community day-to-day life, in social isolation, social practices (although shy) and mathematics based on a refined perspective. In an effort to report faithfully to her perception, the author uses her written texts, songs and tehêys produced by her community.
Assunto: Educação
Diários
COVID-19 Pandemia, 2020-
Matemática
Indígenas - Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/81952
Data do documento: 8-Mar-2024
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2025Abr20DissertacaoTxahaFinalcomFichaPDFA (1).pdf2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons