Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/82184
Type: Dissertação
Title: Transformando o ensino dos adjuntos adverbiais em uma jornada mais envolvente, a partir de brincadeiras e quadrinhos
Other Titles: Transforming the teaching of adverbial adjuncts into a more engaging journey, through games and comics
Authors: Joselito Bernardino de Sousa
First Advisor: Mayara Nicolau de Paula
First Co-advisor: Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes
First Referee: Gilson Freire
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo construir práticas de ensino dos termos da oração, com foco nos adjuntos adverbiais, que estimule a motivação dos alunos, despertando-lhes a percepção de uma gramática internalizada e o entendimento da funcionalidade do estudo dos adjuntos adverbiais, além de promovê-los como protagonistas juvenis, através de brincadeiras e oficinas de leitura de diferentes gêneros textuais narrativos (como tirinhas, charges e cartuns) integradas ao ensino gramatical, considerando os princípios da aprendizagem ativa. Além disso, busca enfrentar o desafio comum de tornar as aulas de norma padrão mais atrativas para os estudantes do ensino fundamental. O trabalho se baseou principalmente na proposta de Eloísa Pilati, em sua obra Linguística, gramática e aprendizagem ativa, que defende uma abordagem educacional que centraliza os alunos no processo de aprendizagem, fomentando a participação ativa, a reflexão e a construção ativa do conhecimento. Ao explorar estratégias inovadoras, o trabalho objetivou reformular a abordagem do ensino gramatical, conferindo-lhe relevância e envolvimento para os alunos. O material desta proposta didática foi implementado em turmas do oitavo ano (13 e 15 anos) da Escola Municipal Zilda Arns, localizada na periferia de Belo Horizonte. Ao final da aplicação das atividades previstas na metodologia, pôde-se perceber que, apesar de muitos alunos não saberem, com certeza, as nomenclaturas dos termos da oração, eles conseguiram montar frases extremamente coerentes, evidenciando, portanto, a gramática internalizada em cada estudante. Esse processo evidencia que a gramática internalizada, já presente no repertório cognitivo dos alunos, pode ser potencializada por abordagens que valorizam a experimentação e a prática contextualizada. Assim, ao tornar o ensino mais atrativo e significativo, esse trabalho não apenas fortaleceu a proficiência linguística dos estudantes, mas também promoveu uma reflexão metalinguística essencial para o uso consciente e eficaz da língua.
Abstract: The present work aimed to develop teaching practices for the terms of the sentence, focusing on adverbial adjuncts, which stimulate students' motivation, awakening in them the perception of an internalized grammar and the understanding of the functionality of the study of adverbial adjuncts, in addition to promoting them as young protagonists, through games and reading workshops of different narrative textual genres (such as comic strips, cartoons and cartoons) integrated into grammar teaching, considering the principles of active learning. In addition, it seeks to face the common challenge of making standard language classes more attractive for elementary school students. The work was based mainly on the proposal of Eloísa Pilati, in her work Linguistics, grammar and active learning, which defends an educational approach that centers students in the learning process, encouraging active participation, reflection and the active construction of knowledge. By exploring innovative strategies, the work aimed to reformulate the approach to grammar teaching, giving it relevance and engaging students. The material of this teaching proposal was implemented in eighth grade classes (13 and 15 years old) at the Zilda Arns Municipal School, located on the outskirts of Belo Horizonte. At the end of the application of the activities provided for in the methodology, it was possible to see that, although many students did not know the nomenclature of the terms of the sentence with certainty, they were able to put together extremely coherent sentences, thus demonstrating the internalized grammar in each student. This process shows that the internalized grammar, already present in the students' cognitive repertoire, can be enhanced by approaches that value experimentation and contextualized practice. Thus, by making teaching more attractive and meaningful, this work not only strengthened the students' linguistic proficiency, but also promoted a metalinguistic reflection essential for the conscious and effective use of the language.
Subject: Lingua portuguesa - Gramatica - Estudo e ensino
Lingua portuguesa - Sintaxe
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/82184
Issue Date: 20-Mar-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO FINAL PROFLETRAS JBS 06 DE MAIO DE 2025.pdfDissertação atualizada4.03 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons