Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/83908
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Episodic memory improvement in illiterate adults attending late-life education irrespective of low socioeconomic status: insights from the proame study
Título(s) alternativo(s): Melhoria da memória episódica em adultos analfabetos que frequentam educação tardia, independentemente do baixo nível socioeconômico: considerações do estudo PROAME
Autor(es): Emma Patriceruppert
Ana Paula Zacarias Lima
Isabel Elaine Allen
Paulo Caramelli
Lea Tenenholz Grinberg
Francisca Izabel Pereira Maciel
Elisa de Paula França Resende
João Victor de Faria Rocha
Aída Lourandes da Silva
Kelle Luisa Dos Santos Tomaz
Clarisse Vasconcelos Friedlaender
Joanna de Castro Magalhães Assenção
Luciana Paula Rincon
Norton Gray Ferreira Ribeiro
Dulce Constantina de Souza Santos
Resumen: The majority of people with dementia live in low or middle-income countries (LMICs) where resources that play a crucial role in brain health, such as quality education, are still not widely available. In Brazil, illiteracy remains a prevalent issue, especially in communities with lower socioeconomic status (SES). The PROAME study set out to explore basic education in illiterate adults as a means to improve cognitive reserve. Objective: This manuscript aims to explore the relationship between SES and learning, as well as cognitive outcomes, in an older illiterate population. Methods: This six-month clinical trial (NCT04473235) involved 108 participants, of which 77 concluded all assessments, enrolled in late-life basic education. SES assessments included Quality of Urban Living Index, Municipal Human Development Index and Household SES calculated for each participant. Cognitive assessments encompassed the Free and Cued Selective Reminding Test (FCSRT), a word list to assess reading, and the Beta III matrix. Results: The sample consisted primarily of women, with a mean age of 58.5. Participants improved their reading (p=0.01) and their FCSRT (p=0.003). Regarding episodic memory, women outperformed men (p=0.007) and younger participants improved more than their older counterparts (p=0.001). There was no association observed between SES and cognitive outcomes. Conclusion: Irrespective of SES, participants demonstrated positive outcomes after attending basic education. These findings highlight that late life education could be an important non-pharmacologic preventative measure, especially in LMICs.
Abstract: A maioria das pessoas com demência vive em países de baixa/média renda, onde recursos essenciais para a saúde cerebral, como educação de qualidade, ainda não são amplamente acessíveis. No Brasil, o analfabetismo ainda é frequente, especialmente em comunidades de baixo nível socioeconômico. O estudo PROAME teve como objetivo explorar a educação básica tardia em pessoas analfabetas como ferramenta para o aumento da reserva cognitiva. Objetivo: Investigar a relação entre nível socioeconômico com aprendizado e com desempenho em testes cognitivos, em adultos analfabetos. Métodos: Este estudo clínico de seis meses (NCT04473235) contou com 108 participantes inscritos no projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA), dos quais 77 completaram os testes. O nível socioeconômico de cada participante foi medido usando-se: o Índice de Qualidade de Vida Urbana, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e o nível socioeconômico doméstico. Avaliações cognitivas incluíram: o Teste de Recordação Seletiva Livre e Guiada (TRSLG), uma lista de palavras para avaliar leitura e a matriz Beta III. Resultados: A amostra era predominantemente feminina, com idade média de 58,5. Os participantes melhoraram a leitura (p=0,01) e o TRSLG (p=0,003). Com relação à memoria episódica, as mulheres tiveram resultados superiores aos dos homens (p=0,007) e participantes mais jovens melhoraram mais que seus colegas mais velhos (p=0,001). Não foi observada nenhuma relação entre o nível socioeconômico e o desempenho cognitivo. Conclusão: Independentemente do nível socioeconômico, participantes obtiveram resultados positivos após frequentar a educação básica. Isso sugere que a educação tardia pode ser uma medida preventiva não farmacológica importante, especialmente em países de baixa/média renda.
Asunto: Socioeconomic Factors
Cognitive Reserve
Memory, Episodic
Dementia
Literacy
Cognitive Aging
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: MED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2023-0098
URI: http://hdl.handle.net/1843/83908
Fecha del documento: 2024
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/dn/a/f8TRWWCzGFVNNbdjk7wMZnp/?lang=en
metadata.dc.relation.ispartof: Dementia & Neuropsychologia
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Episodic memory improvement pdfa.pdf319.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.