Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/83908
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorEmma Patriceruppertpt_BR
dc.creatorAna Paula Zacarias Limapt_BR
dc.creatorIsabel Elaine Allenpt_BR
dc.creatorPaulo Caramellipt_BR
dc.creatorLea Tenenholz Grinbergpt_BR
dc.creatorFrancisca Izabel Pereira Macielpt_BR
dc.creatorElisa de Paula França Resendept_BR
dc.creatorJoão Victor de Faria Rochapt_BR
dc.creatorAída Lourandes da Silvapt_BR
dc.creatorKelle Luisa Dos Santos Tomazpt_BR
dc.creatorClarisse Vasconcelos Friedlaenderpt_BR
dc.creatorJoanna de Castro Magalhães Assençãopt_BR
dc.creatorLuciana Paula Rinconpt_BR
dc.creatorNorton Gray Ferreira Ribeiropt_BR
dc.creatorDulce Constantina de Souza Santospt_BR
dc.date.accessioned2025-07-28T20:16:02Z-
dc.date.available2025-07-28T20:16:02Z-
dc.date.issued2024-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issuee20230098pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2023-0098pt_BR
dc.identifier.issn19805764pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/83908-
dc.description.abstractA maioria das pessoas com demência vive em países de baixa/média renda, onde recursos essenciais para a saúde cerebral, como educação de qualidade, ainda não são amplamente acessíveis. No Brasil, o analfabetismo ainda é frequente, especialmente em comunidades de baixo nível socioeconômico. O estudo PROAME teve como objetivo explorar a educação básica tardia em pessoas analfabetas como ferramenta para o aumento da reserva cognitiva. Objetivo: Investigar a relação entre nível socioeconômico com aprendizado e com desempenho em testes cognitivos, em adultos analfabetos. Métodos: Este estudo clínico de seis meses (NCT04473235) contou com 108 participantes inscritos no projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA), dos quais 77 completaram os testes. O nível socioeconômico de cada participante foi medido usando-se: o Índice de Qualidade de Vida Urbana, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e o nível socioeconômico doméstico. Avaliações cognitivas incluíram: o Teste de Recordação Seletiva Livre e Guiada (TRSLG), uma lista de palavras para avaliar leitura e a matriz Beta III. Resultados: A amostra era predominantemente feminina, com idade média de 58,5. Os participantes melhoraram a leitura (p=0,01) e o TRSLG (p=0,003). Com relação à memoria episódica, as mulheres tiveram resultados superiores aos dos homens (p=0,007) e participantes mais jovens melhoraram mais que seus colegas mais velhos (p=0,001). Não foi observada nenhuma relação entre o nível socioeconômico e o desempenho cognitivo. Conclusão: Independentemente do nível socioeconômico, participantes obtiveram resultados positivos após frequentar a educação básica. Isso sugere que a educação tardia pode ser uma medida preventiva não farmacológica importante, especialmente em países de baixa/média renda.pt_BR
dc.description.resumoThe majority of people with dementia live in low or middle-income countries (LMICs) where resources that play a crucial role in brain health, such as quality education, are still not widely available. In Brazil, illiteracy remains a prevalent issue, especially in communities with lower socioeconomic status (SES). The PROAME study set out to explore basic education in illiterate adults as a means to improve cognitive reserve. Objective: This manuscript aims to explore the relationship between SES and learning, as well as cognitive outcomes, in an older illiterate population. Methods: This six-month clinical trial (NCT04473235) involved 108 participants, of which 77 concluded all assessments, enrolled in late-life basic education. SES assessments included Quality of Urban Living Index, Municipal Human Development Index and Household SES calculated for each participant. Cognitive assessments encompassed the Free and Cued Selective Reminding Test (FCSRT), a word list to assess reading, and the Beta III matrix. Results: The sample consisted primarily of women, with a mean age of 58.5. Participants improved their reading (p=0.01) and their FCSRT (p=0.003). Regarding episodic memory, women outperformed men (p=0.007) and younger participants improved more than their older counterparts (p=0.001). There was no association observed between SES and cognitive outcomes. Conclusion: Irrespective of SES, participants demonstrated positive outcomes after attending basic education. These findings highlight that late life education could be an important non-pharmacologic preventative measure, especially in LMICs.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofDementia & Neuropsychologiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocioeconomic Factorspt_BR
dc.subjectCognitive Reservept_BR
dc.subjectMemory, Episodicpt_BR
dc.subjectDementiapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectCognitive Agingpt_BR
dc.subject.otherSocioeconomic Factorspt_BR
dc.subject.otherCognitive Reservept_BR
dc.subject.otherMemory, Episodicpt_BR
dc.subject.otherDementiapt_BR
dc.subject.otherLiteracypt_BR
dc.subject.otherCognitive Agingpt_BR
dc.titleEpisodic memory improvement in illiterate adults attending late-life education irrespective of low socioeconomic status: insights from the proame studypt_BR
dc.title.alternativeMelhoria da memória episódica em adultos analfabetos que frequentam educação tardia, independentemente do baixo nível socioeconômico: considerações do estudo PROAMEpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/dn/a/f8TRWWCzGFVNNbdjk7wMZnp/?lang=enpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Episodic memory improvement pdfa.pdf319.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.