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http://hdl.handle.net/1843/83908
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Episodic memory improvement in illiterate adults attending late-life education irrespective of low socioeconomic status: insights from the proame study |
Título(s) alternativo(s): | Melhoria da memória episódica em adultos analfabetos que frequentam educação tardia, independentemente do baixo nível socioeconômico: considerações do estudo PROAME |
Autor(es): | Emma Patriceruppert Ana Paula Zacarias Lima Isabel Elaine Allen Paulo Caramelli Lea Tenenholz Grinberg Francisca Izabel Pereira Maciel Elisa de Paula França Resende João Victor de Faria Rocha Aída Lourandes da Silva Kelle Luisa Dos Santos Tomaz Clarisse Vasconcelos Friedlaender Joanna de Castro Magalhães Assenção Luciana Paula Rincon Norton Gray Ferreira Ribeiro Dulce Constantina de Souza Santos |
Resumo: | The majority of people with dementia live in low or middle-income countries (LMICs) where resources that play a crucial role in brain health, such as quality education, are still not widely available. In Brazil, illiteracy remains a prevalent issue, especially in communities with lower socioeconomic status (SES). The PROAME study set out to explore basic education in illiterate adults as a means to improve cognitive reserve. Objective: This manuscript aims to explore the relationship between SES and learning, as well as cognitive outcomes, in an older illiterate population. Methods: This six-month clinical trial (NCT04473235) involved 108 participants, of which 77 concluded all assessments, enrolled in late-life basic education. SES assessments included Quality of Urban Living Index, Municipal Human Development Index and Household SES calculated for each participant. Cognitive assessments encompassed the Free and Cued Selective Reminding Test (FCSRT), a word list to assess reading, and the Beta III matrix. Results: The sample consisted primarily of women, with a mean age of 58.5. Participants improved their reading (p=0.01) and their FCSRT (p=0.003). Regarding episodic memory, women outperformed men (p=0.007) and younger participants improved more than their older counterparts (p=0.001). There was no association observed between SES and cognitive outcomes. Conclusion: Irrespective of SES, participants demonstrated positive outcomes after attending basic education. These findings highlight that late life education could be an important non-pharmacologic preventative measure, especially in LMICs. |
Abstract: | A maioria das pessoas com demência vive em países de baixa/média renda, onde recursos essenciais para a saúde cerebral, como educação de qualidade, ainda não são amplamente acessíveis. No Brasil, o analfabetismo ainda é frequente, especialmente em comunidades de baixo nível socioeconômico. O estudo PROAME teve como objetivo explorar a educação básica tardia em pessoas analfabetas como ferramenta para o aumento da reserva cognitiva. Objetivo: Investigar a relação entre nível socioeconômico com aprendizado e com desempenho em testes cognitivos, em adultos analfabetos. Métodos: Este estudo clínico de seis meses (NCT04473235) contou com 108 participantes inscritos no projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA), dos quais 77 completaram os testes. O nível socioeconômico de cada participante foi medido usando-se: o Índice de Qualidade de Vida Urbana, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e o nível socioeconômico doméstico. Avaliações cognitivas incluíram: o Teste de Recordação Seletiva Livre e Guiada (TRSLG), uma lista de palavras para avaliar leitura e a matriz Beta III. Resultados: A amostra era predominantemente feminina, com idade média de 58,5. Os participantes melhoraram a leitura (p=0,01) e o TRSLG (p=0,003). Com relação à memoria episódica, as mulheres tiveram resultados superiores aos dos homens (p=0,007) e participantes mais jovens melhoraram mais que seus colegas mais velhos (p=0,001). Não foi observada nenhuma relação entre o nível socioeconômico e o desempenho cognitivo. Conclusão: Independentemente do nível socioeconômico, participantes obtiveram resultados positivos após frequentar a educação básica. Isso sugere que a educação tardia pode ser uma medida preventiva não farmacológica importante, especialmente em países de baixa/média renda. |
Assunto: | Socioeconomic Factors Cognitive Reserve Memory, Episodic Dementia Literacy Cognitive Aging |
Idioma: | eng |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MED - DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.1590/1980-5764-DN-2023-0098 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/83908 |
Data do documento: | 2024 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/dn/a/f8TRWWCzGFVNNbdjk7wMZnp/?lang=en |
metadata.dc.relation.ispartof: | Dementia & Neuropsychologia |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
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