Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/84437
Tipo: Tese
Título: Monstros do crime : o gótico nos programas policiais da televisão, o caso do Bandeira 2
Título(s) alternativo(s): Monsters of crime : the gothic in television police shows, the case of Bandeira 2
Autor(es): Poliana Sales Alves
Primeiro Orientador: Bruno Souza Leal
Primeiro membro da banca : Pedro Puro Sasse da Silva
Segundo membro da banca: Fernanda Mauricio da Silva
Terceiro membro da banca: Felipe Luiz da Silveira Borges
Quarto membro da banca: Bruno Guimaraes Martins
Resumo: Esta pesquisa investiga as dimensões morais construídas na narrativa criminal do programa policial televisivo Bandeira 2, da TV Difusora, identifica as convenções góticas presentes e analisa como os elementos do gótico, incluindo seus monstros, contribuem para a promoção do medo. A pesquisa justifica-se pela relevância cultural e social dos programas policiais na legitimação de discursos sobre criminalidade e controle social, bem como pela inexplorada abordagem do programa policial Bandeira 2 a partir dos estudos do gótico. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Botting (2014), Spooner (2010), Carroll (1990) e França (2022) para discutir o gótico e o conceito de monstro moral, além de Kalifa (2019), Sasse (2019), Porto (2009) para contextualizar as narrativas criminais na história e na mídia brasileira. Também foram utilizadas contribuições de Delumeau (2009) sobre o medo. A metodologia consistiu na análise de um corpus composto por 48 edições do Bandeira 2, selecionadas entre 2000 e 2021, disponíveis em plataformas digitais. Os episódios foram decupados e analisados com base em suas características narrativas, identificando elementos como o locus horribilis, o “excesso narrativo” e a figura do monstro, característicos do imaginário gótico. Por meio dessa abordagem, a tese mostra como o Bandeira 2 utiliza tropos góticos para reforçar um apelo moralizante e o medo do crime.
Abstract: This research investigates the moral dimensions constructed in the criminal narrative of the televised police program Bandeira 2, broadcast by TV Difusora. It identifies the Gothic conventions present and analyzes how Gothic elements, including its monsters, contribute to the promotion of fear. The research is justified by the cultural and social relevance of police programs in legitimizing discourses on criminality and social control, as well as the unexplored approach to the Bandeira 2 police program from the perspective of Gothic studies. The theoretical framework is based on authors such as Botting (2014), Spooner (2010), Carroll (1990), and França (2022) to discuss the Gothic and the concept of the moral monster, in addition to Kalifa (2019), Sasse (2019), and Porto (2009) to contextualize criminal narratives in Brazilian history and media. Contributions from Delumeau (2009) on fear were also incorporated. The methodology involved analyzing a corpus of 48 episodes of Bandeira 2, selected between 2000 and 2021, available on digital platforms. The episodes were transcribed and analyzed based on their narrative characteristics, identifying elements such as the locus horribilis, “narrative excess”, and the figure of the monster, characteristic of the Gothic imaginary. Through this approach, the thesis demonstrates how Bandeira 2 employs Gothic tropes to reinforce a moralizing appeal and the fear of crime.
Assunto: Comunicação - Teses
Bandeira 2 (Programa de televisão)
Crime - Teses
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84437
Data do documento: 17-Jun-2025
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monstros do Crime. O gótico nos programas policiais da televisão. O caso do Bandeira 2.pdf18.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.