Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/84437
Type: Tese
Title: Monstros do crime : o gótico nos programas policiais da televisão, o caso do Bandeira 2
Other Titles: Monsters of crime : the gothic in television police shows, the case of Bandeira 2
Authors: Poliana Sales Alves
First Advisor: Bruno Souza Leal
First Referee: Pedro Puro Sasse da Silva
Second Referee: Fernanda Mauricio da Silva
Third Referee: Felipe Luiz da Silveira Borges
metadata.dc.contributor.referee4: Bruno Guimaraes Martins
Abstract: Esta pesquisa investiga as dimensões morais construídas na narrativa criminal do programa policial televisivo Bandeira 2, da TV Difusora, identifica as convenções góticas presentes e analisa como os elementos do gótico, incluindo seus monstros, contribuem para a promoção do medo. A pesquisa justifica-se pela relevância cultural e social dos programas policiais na legitimação de discursos sobre criminalidade e controle social, bem como pela inexplorada abordagem do programa policial Bandeira 2 a partir dos estudos do gótico. O referencial teórico fundamenta-se em autores como Botting (2014), Spooner (2010), Carroll (1990) e França (2022) para discutir o gótico e o conceito de monstro moral, além de Kalifa (2019), Sasse (2019), Porto (2009) para contextualizar as narrativas criminais na história e na mídia brasileira. Também foram utilizadas contribuições de Delumeau (2009) sobre o medo. A metodologia consistiu na análise de um corpus composto por 48 edições do Bandeira 2, selecionadas entre 2000 e 2021, disponíveis em plataformas digitais. Os episódios foram decupados e analisados com base em suas características narrativas, identificando elementos como o locus horribilis, o “excesso narrativo” e a figura do monstro, característicos do imaginário gótico. Por meio dessa abordagem, a tese mostra como o Bandeira 2 utiliza tropos góticos para reforçar um apelo moralizante e o medo do crime.
Abstract: This research investigates the moral dimensions constructed in the criminal narrative of the televised police program Bandeira 2, broadcast by TV Difusora. It identifies the Gothic conventions present and analyzes how Gothic elements, including its monsters, contribute to the promotion of fear. The research is justified by the cultural and social relevance of police programs in legitimizing discourses on criminality and social control, as well as the unexplored approach to the Bandeira 2 police program from the perspective of Gothic studies. The theoretical framework is based on authors such as Botting (2014), Spooner (2010), Carroll (1990), and França (2022) to discuss the Gothic and the concept of the moral monster, in addition to Kalifa (2019), Sasse (2019), and Porto (2009) to contextualize criminal narratives in Brazilian history and media. Contributions from Delumeau (2009) on fear were also incorporated. The methodology involved analyzing a corpus of 48 episodes of Bandeira 2, selected between 2000 and 2021, available on digital platforms. The episodes were transcribed and analyzed based on their narrative characteristics, identifying elements such as the locus horribilis, “narrative excess”, and the figure of the monster, characteristic of the Gothic imaginary. Through this approach, the thesis demonstrates how Bandeira 2 employs Gothic tropes to reinforce a moralizing appeal and the fear of crime.
Subject: Comunicação - Teses
Bandeira 2 (Programa de televisão)
Crime - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/84437
Issue Date: 17-Jun-2025
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monstros do Crime. O gótico nos programas policiais da televisão. O caso do Bandeira 2.pdf18.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.