Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89PP6L
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Novena, Crença e Gira Girou de Milton Nascimento e Márcio Borges: análise de suas três primeiras composições criadas em uma noite de 1964
Autor(es): Wilson Lopes Cancado
primer Tutor: Fausto Borem de Oliveira
primer miembro del tribunal : Antônio Rafael Carvalho dos Santos
Segundo miembro del tribunal: Heloisa Faria Braga Feichas
Tercer miembro del tribunal: Antonio Lincoln Campos de Andrade
Resumen: Estudo sobre o período inicial da dupla formada pelo cantor-instrumentista-compositor Milton Nascimento com o letrista Márcio Borges nas canções Novena, Crença e Gira Girou, compostas em uma noite de 1964. São observadas as influências do cinema, música religiosa, folclore, canção popular brasileira, música instrumental, jazz, música erudita e rock. Mostra o papel do filme Jules et Jim do cineasta francês François Truffaut e ícone do movimento Nouvelle Vague francês. Com base em gravações históricas de Crença e Gira Girou (NASCIMENTO, 1967) e Novena (NASCIMENTO, 1993), foram criadas as leadsheets dessas três músicas e realizadas análises detalhadas de suas formas, materiais temáticos, harmonias e possíveis relações texto-música. Os dados analíticos apontam para um perfil composicional em formação, inovador e diversificado no meio musical brasileiro, que até hoje influencia gerações e admiradores do Clube da Esquina no Brasil e no exterior. Inclui também entrevistas com os compositores e uma discografia comentada.
Abstract: Study about the first phase of the partnership between Brazilian singer-instrumentalist-composer Milton Nascimento and Brazilian lyrics writer Márcio Borges in the songs Novena, Crença e Gira Girou, composed in a night in the year 1964. It shows the influences of cinema, religious music, folklore, Brazilian popular music, instrumental music, jazz, classical music and rock. It also shows the role of the film Jules et Jim by French moviemaker François Truffaut and icon of the Nouvelle Vague movement. Based on the listening of historical recordings of Crença and Gira Girou (NASCIMENTO, 1967) and Novena (NASCIMENTO, 1993), the leadsheets of the three songs were created and were used for the analyses of form, thematic materials, harmony and text-painting. The analytical data reveal a compositional profile of an artist in formation, innovative and diverse in the Brazilian musical scene, one that still today influences generations and admirers of the Clube da Esquina (The Corners Club) in Brazil and abroad. It also includes interviews with the composers and an annotated discography.
Asunto: Musica Performance
Compositores brasileiros Séc XX
Musica Analise, apreciação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89PP6L
Fecha del documento: 8-jul-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
wilson_lopes___disserta_ao_completa___pdf.pdf7.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.