Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89PP6L
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Novena, Crença e Gira Girou de Milton Nascimento e Márcio Borges: análise de suas três primeiras composições criadas em uma noite de 1964
Authors: Wilson Lopes Cancado
First Advisor: Fausto Borem de Oliveira
First Referee: Antônio Rafael Carvalho dos Santos
Second Referee: Heloisa Faria Braga Feichas
Third Referee: Antonio Lincoln Campos de Andrade
Abstract: Estudo sobre o período inicial da dupla formada pelo cantor-instrumentista-compositor Milton Nascimento com o letrista Márcio Borges nas canções Novena, Crença e Gira Girou, compostas em uma noite de 1964. São observadas as influências do cinema, música religiosa, folclore, canção popular brasileira, música instrumental, jazz, música erudita e rock. Mostra o papel do filme Jules et Jim do cineasta francês François Truffaut e ícone do movimento Nouvelle Vague francês. Com base em gravações históricas de Crença e Gira Girou (NASCIMENTO, 1967) e Novena (NASCIMENTO, 1993), foram criadas as leadsheets dessas três músicas e realizadas análises detalhadas de suas formas, materiais temáticos, harmonias e possíveis relações texto-música. Os dados analíticos apontam para um perfil composicional em formação, inovador e diversificado no meio musical brasileiro, que até hoje influencia gerações e admiradores do Clube da Esquina no Brasil e no exterior. Inclui também entrevistas com os compositores e uma discografia comentada.
Abstract: Study about the first phase of the partnership between Brazilian singer-instrumentalist-composer Milton Nascimento and Brazilian lyrics writer Márcio Borges in the songs Novena, Crença e Gira Girou, composed in a night in the year 1964. It shows the influences of cinema, religious music, folklore, Brazilian popular music, instrumental music, jazz, classical music and rock. It also shows the role of the film Jules et Jim by French moviemaker François Truffaut and icon of the Nouvelle Vague movement. Based on the listening of historical recordings of Crença and Gira Girou (NASCIMENTO, 1967) and Novena (NASCIMENTO, 1993), the leadsheets of the three songs were created and were used for the analyses of form, thematic materials, harmony and text-painting. The analytical data reveal a compositional profile of an artist in formation, innovative and diverse in the Brazilian musical scene, one that still today influences generations and admirers of the Clube da Esquina (The Corners Club) in Brazil and abroad. It also includes interviews with the composers and an annotated discography.
Subject: Musica Performance
Compositores brasileiros Séc XX
Musica Analise, apreciação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-89PP6L
Issue Date: 8-Jul-2010
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wilson_lopes___disserta_ao_completa___pdf.pdf7.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.