Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVA
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
Autor(es): Robson Lopes
primer Tutor: Margarida Maria Borghoff
primer miembro del tribunal : Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Segundo miembro del tribunal: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Tercer miembro del tribunal: Rosangela Pereira de Tugny
Resumen: A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o processo histórico de apropriação e ressignificação pelo qual passaram. História, cultura e diversidade são elementos determinantes do pertencimento, tanto do indivíduo, como da obra à cultura que os produz. A partir das análises literária e musical buscaremos elementos para a interpretação revitalizada tanto da obra de Marlos Nobre, como de outras canções afrobrasileirasdo repertório da canção de câmara.
Abstract: This thesis consists of a study on afro-Brazilian chamber music, which focuses on the analysis of the piece Beiramar, Op. 21, by Marlos Nobre, composed in 1966 and inspired by black songs and beliefs from Bahia. We approach the complexity of the representation of black cultures in the scope of classical music, by taking into account the historical processes of appropriation and re-signification they have undergone. History, culture and diversity are elements which determine the way not only an individual but also a piece of music belongs to the culture that produces it. Our literary and musical analyses furnish instruments for a renewed interpretation both of Marlos Nobre's work and of other afro-Brazilian chamber music pieces
Asunto: Cultura afro-brasileira
Nobre, Marlos, 1939-
Musica
Musica para piano
Musica Analise, apreciação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVA
Fecha del documento: 15-jul-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_robson_lopes.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.