Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVA
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A afro-brasilidade na música para canto e piano no Ciclo Beiramar, op. 21, de Marlos Nobre
Autor(es): Robson Lopes
Primeiro Orientador: Margarida Maria Borghoff
Primeiro membro da banca : Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Segundo membro da banca: Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra
Terceiro membro da banca: Rosangela Pereira de Tugny
Resumo: A presente dissertação é um estudo sobre a afro-brasilidade na canção de câmara brasileira, tendo como núcleo a análise da obra Beiramar, Op. 21. de Marlos Nobre, composta em 1966, com inspiração nos cantos e crenças negros da Bahia. Abordamos a complexidade da representação das culturas negras no âmbito da música erudita, levando em conta o processo histórico de apropriação e ressignificação pelo qual passaram. História, cultura e diversidade são elementos determinantes do pertencimento, tanto do indivíduo, como da obra à cultura que os produz. A partir das análises literária e musical buscaremos elementos para a interpretação revitalizada tanto da obra de Marlos Nobre, como de outras canções afrobrasileirasdo repertório da canção de câmara.
Abstract: This thesis consists of a study on afro-Brazilian chamber music, which focuses on the analysis of the piece Beiramar, Op. 21, by Marlos Nobre, composed in 1966 and inspired by black songs and beliefs from Bahia. We approach the complexity of the representation of black cultures in the scope of classical music, by taking into account the historical processes of appropriation and re-signification they have undergone. History, culture and diversity are elements which determine the way not only an individual but also a piece of music belongs to the culture that produces it. Our literary and musical analyses furnish instruments for a renewed interpretation both of Marlos Nobre's work and of other afro-Brazilian chamber music pieces
Assunto: Cultura afro-brasileira
Nobre, Marlos, 1939-
Musica
Musica para piano
Musica Analise, apreciação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8G9NVA
Data do documento: 15-Jul-2010
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_robson_lopes.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.