Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8P6NU8
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: As cantigas de roda na Creche Jardim Felicidade - cenário vivo para o Exercício do olhar: um estudo autoetnográfico
Autor(es): Marco Aurelio Cardoso de Souza
Primeiro Orientador: Walenia Marilia Silva
Primeiro membro da banca : Miguel Mahfoud
Segundo membro da banca: Heloisa Faria Braga Feichas
Resumo: As cantigas de roda e suas implicações na educação infantil são a gênese dessa dissertação, nascida da experiência de onze anos dedicados ao ensino da música na Creche Comunitária Jardim Felicidade, região norte de Belo Horizonte. Interessado em compreender por quais motivos elas são tão vivas e tão essenciais à evolução humana, faço um exame da cultura da infância, da prática diária em sala de aula, do pensamento formativo da instituição na qual estamos envolvidos e da presença fundamental do educador no processo educativo. Entender quem são as crianças me pareceu ser vital para validar essa forma de expressão, que são as cantigas, os jogos e brincadeiras como uma linguagem própria e única, particular, uma genuína forma de participação no mundo. Neste sentido, a música, objeto tão atraente, se revela não como meio, nem como fim, mas como parte de um processo fascinante de conhecimento do mundo e sobretudo de si mesmo. A beleza que se expressa nesses encontros, onde o mestre se curva, se dobra para ouvir as crianças, realça uma experiência em que também ele, o mestre, se nutre de conhecimentos novos e de vida.
Abstract: The nursery rhymes [cantigas de roda] and their implications for early childhood education are the genesis of this dissertation, born of the experience of eleven years dedicated to teaching music in the Creche Comunitária Jardim Felicidade, in the northern region of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Interested in understanding for what reasons they are so vivid and so essential to human evolution, I examine the culture of childhood, the daily practice in the classroom, the formative thinking of the institution in which we are involved and the fundamental presence of the educator in the educational process. Understand who the children are seemed to be vital to validate this form of expression, which are the round songs, the games and plays, like a proper and unique language, particular, a genuine form of participation in the world. In this sense, the music, object so attractive, reveals itself not as a means, not as an end, but as part of a fascinating process of knowing the world and above all yourself. The beauty that is expressed in these gatherings, where the master curves himself, bends to listen to children, enhances an experience that he, too, the master, is nourished by new knowledge and life.
Assunto: Educação musical criança
Canções infantis
Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8P6NU8
Data do documento: 16-Set-2011
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