Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8SFP62
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Raphael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: interpretação, arranjo e improvisação |
Autor(es): | Alvimar Liberato Nunes |
primer Tutor: | Fausto Borem de Oliveira |
primer miembro del tribunal : | Sonia Marta Rodrigues Raymundo |
Segundo miembro del tribunal: | Angelo Nonato Natale Cardoso |
Resumen: | Estudo sobre a abordagem popular realizada pelo violonista Raphael Rabello (1962-1995) sobre a peça Odeon (1910) do compositor e pianista Ernesto Nazareth (1863-1934), a partir da comparação entre (1) edição original para piano, (2) gravações (comerciais e não-comerciais) em áudio e vídeo de Raphael Rabello e (3) a transcrição para violão nos moldes da tradição erudita de Antônio Sinópoli. Utilizou se o conceito de Instância de Representação do Original de ARAGÃO (2001) sobre os processos de arranjo e improvisação e os referenciais de ALMEIDA (1999) e SANTOS (2001) sobre aspectos estilísticos; de CHEDIAK (1986) e FREITAS (1995) sobre aspectos teóricos da improvisação; e de ZANON (2004) acerca dos aspectos técnicos do violão. Inclui, nos anexos, transcrições dos arranjos e improvisação das gravações. |
Abstract: | Essay about brazilian guitar player Raphael Rabello's (1962-1995) approach to Odeon (1910), a landmark choro by brazilian composer and pianist Ernesto Nazareth (1863-1934), departing from a comparison among (1) the original edition for piano, (2) commercial and non-commercial audio and video recordings by Raphael Rabello and (3) a classical transcription for guitar by Antônio Sinópoli. We recurred to the concept of Representation of the Original Instance by ARAGÃO (2001) to explain the processes of arrangement and improvisation. We referred to ALMEIDA (1999), and SANTOS (2001) on stylistic aspects; to CHEDIAK (1986) regarding improvisation; and to ZANON (2004) regarding technical issues of the guitar. The appendix includes transcriptions of the arrangements and improvisation in the recordings. |
Asunto: | Musica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8SFP62 |
Fecha del documento: | 21-dic-2007 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
alvimar_liberato_nunes_disserta__o_mestrado.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.