Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8SFP62
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Raphael Rabello e Odeon de Ernesto Nazareth: interpretação, arranjo e improvisação |
Autor(es): | Alvimar Liberato Nunes |
Primeiro Orientador: | Fausto Borem de Oliveira |
Primeiro membro da banca : | Sonia Marta Rodrigues Raymundo |
Segundo membro da banca: | Angelo Nonato Natale Cardoso |
Resumo: | Estudo sobre a abordagem popular realizada pelo violonista Raphael Rabello (1962-1995) sobre a peça Odeon (1910) do compositor e pianista Ernesto Nazareth (1863-1934), a partir da comparação entre (1) edição original para piano, (2) gravações (comerciais e não-comerciais) em áudio e vídeo de Raphael Rabello e (3) a transcrição para violão nos moldes da tradição erudita de Antônio Sinópoli. Utilizou se o conceito de Instância de Representação do Original de ARAGÃO (2001) sobre os processos de arranjo e improvisação e os referenciais de ALMEIDA (1999) e SANTOS (2001) sobre aspectos estilísticos; de CHEDIAK (1986) e FREITAS (1995) sobre aspectos teóricos da improvisação; e de ZANON (2004) acerca dos aspectos técnicos do violão. Inclui, nos anexos, transcrições dos arranjos e improvisação das gravações. |
Abstract: | Essay about brazilian guitar player Raphael Rabello's (1962-1995) approach to Odeon (1910), a landmark choro by brazilian composer and pianist Ernesto Nazareth (1863-1934), departing from a comparison among (1) the original edition for piano, (2) commercial and non-commercial audio and video recordings by Raphael Rabello and (3) a classical transcription for guitar by Antônio Sinópoli. We recurred to the concept of Representation of the Original Instance by ARAGÃO (2001) to explain the processes of arrangement and improvisation. We referred to ALMEIDA (1999), and SANTOS (2001) on stylistic aspects; to CHEDIAK (1986) regarding improvisation; and to ZANON (2004) regarding technical issues of the guitar. The appendix includes transcriptions of the arrangements and improvisation in the recordings. |
Assunto: | Musica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8SFP62 |
Data do documento: | 21-Dez-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alvimar_liberato_nunes_disserta__o_mestrado.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.