Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EAF83
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: A improvisação e o momento: abordagens de três performances de Misterioso de Thelonious Monk pelo Paul Motian Trio
Autor(es): Pablo Andres Passini
Primeiro Orientador: Sergio Freire Garcia
Primeiro membro da banca : Antônio Rafael Carvalho dos Santos
Segundo membro da banca: Mauro Rodrigues
Resumo: O que é a improvisação? A partir de quais parâmetros tentamos defini-la? Qual é o papel da interação entre os músicos? No presente trabalho, me propus a discutir o conceito musical de improvisação dentro do contexto de uma performance específica. Com essa finalidade, foram abordadas três performances de Misterioso do Thelonious Monk, pelo Paul Motian Trio. Partimos de uma caracterização conceitual histórica geral da improvisação dentro da música ocidental, até chegar a um contexto simbólico mais específico, dentro do qual se desenvolvem as ditas performances. Caracteriza-se o modelo do jazz cristalizado nos anos 40 e 50 e se discute como essas performances se relacionam com esse modelo. São abordados, através de transcrições, processos musicais específicos, tentando considerar, caso exista, a relação desses processos com a interação entre os músicos. Finalmente, discute-se a metodologia particular do grupo nessas performances, tentando entender os elementos em função do perfil dos músicos e especialmente de Paul Motian.
Abstract: What is improvisation? From which parameters can we define it? What is the role of interaction between musicians? In this work I discuss the concept of musical improvisation within the context of a specific performance. In order to do so, I analyzed three performances of Thelonious Monks Misterioso by the Paul Motian Trio. First, it is drawn a historical and conceptual characterization of improvisation within the Western music up to the symbolic context in which the said performances took place. Then, the model of jazz crystalized in the 40s and 50s is characterized and its relation with those performances is discussed. Through the analysis of transcriptions, specific musical processes are approached, always trying to consider the relation between those processes and the interaction between the musicians. Finally, it is discussed the trios methodology in those performances, trying to understand the elements based on the profile of the musicians, especially Paul Motians.
Assunto: Improvisação (Musica)
Performance musical
Monk, Thelonious Misterioso
Musica
Interpretação musical
Motian, Paul
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EAF83
Data do documento: 1-Nov-2013
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mestrado_pablo_passini.pdf21.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.