Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EAF83
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sergio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.referee1Antônio Rafael Carvalho dos Santospt_BR
dc.contributor.referee2Mauro Rodriguespt_BR
dc.creatorPablo Andres Passinipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T18:43:38Z-
dc.date.available2019-08-11T18:43:38Z-
dc.date.issued2013-11-01pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/AAGS-9EAF83-
dc.description.abstractWhat is improvisation? From which parameters can we define it? What is the role of interaction between musicians? In this work I discuss the concept of musical improvisation within the context of a specific performance. In order to do so, I analyzed three performances of Thelonious Monks Misterioso by the Paul Motian Trio. First, it is drawn a historical and conceptual characterization of improvisation within the Western music up to the symbolic context in which the said performances took place. Then, the model of jazz crystalized in the 40s and 50s is characterized and its relation with those performances is discussed. Through the analysis of transcriptions, specific musical processes are approached, always trying to consider the relation between those processes and the interaction between the musicians. Finally, it is discussed the trios methodology in those performances, trying to understand the elements based on the profile of the musicians, especially Paul Motians.pt_BR
dc.description.resumoO que é a improvisação? A partir de quais parâmetros tentamos defini-la? Qual é o papel da interação entre os músicos? No presente trabalho, me propus a discutir o conceito musical de improvisação dentro do contexto de uma performance específica. Com essa finalidade, foram abordadas três performances de Misterioso do Thelonious Monk, pelo Paul Motian Trio. Partimos de uma caracterização conceitual histórica geral da improvisação dentro da música ocidental, até chegar a um contexto simbólico mais específico, dentro do qual se desenvolvem as ditas performances. Caracteriza-se o modelo do jazz cristalizado nos anos 40 e 50 e se discute como essas performances se relacionam com esse modelo. São abordados, através de transcrições, processos musicais específicos, tentando considerar, caso exista, a relação desses processos com a interação entre os músicos. Finalmente, discute-se a metodologia particular do grupo nessas performances, tentando entender os elementos em função do perfil dos músicos e especialmente de Paul Motian.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de PósGraduação em Músicapt_BR
dc.subject.otherImprovisação (Musica)pt_BR
dc.subject.otherPerformance musicalpt_BR
dc.subject.otherMonk, Thelonious Misteriosopt_BR
dc.subject.otherMusicapt_BR
dc.subject.otherInterpretação musicalpt_BR
dc.subject.otherMotian, Paulpt_BR
dc.titleA improvisação e o momento: abordagens de três performances de Misterioso de Thelonious Monk pelo Paul Motian Triopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestrado_pablo_passini.pdf21.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.