Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKNDD
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Méthode de Violon (1858) de Charles-Auguste de Bériot: perspectivas pedagógicas do fundador da escola franco-belga de violino e suas relações com a pedagogia moderna
Autor(es): Bruna Caroline de Souza
primer Tutor: Edson Queiroz de Andrade
primer miembro del tribunal : Fredi Vieira Gerling
Segundo miembro del tribunal: Andre Cavazotti e Silva
Resumen: Fundador da Escola Franco-Belga de violino, Charles-Auguste de Bériot foi o responsável por introduzir e adaptar o brilhante estilo técnico de Niccolò Paganini à elegância e seriedade do estilo parisiense tradicional, estabelecido a partir de 1782 por G. B. Viotti. Este estudo analisa uma de suas mais importantes obras pedagógicas o Méthode de Violon (1858) de forma a promovê-lo como um material didático de notável valor pedagógico à disposição de professores contemporâneos de violino. A investigação inclui informações biográficas de Bériot, discute sua influência no desenvolvimento técnico-musical do instrumento a partir do estabelecimento da Escola Franco-Belga de violino e dialoga o conteúdo de seu Méthode com aquele presente nos tratados dos pedagogos modernos Leopold Auer (1921), Carl Flesch (2000, 2008) e Ivan Galamian (2013).
Abstract: Founder of Franco-Belgian Violin School, Charles-Auguste de Bériot was responsible for introducing and adapting the brilliant technical style of Niccolò Paganini to the elegance and seriousness of the traditional Parisian style, established from 1782 by G. B. Viotti. This study analyzes one of his most important pedagogical works the Méthode de Violon (1858) in order to promote it as a teaching material of remarkable pedagogical value available to contemporary violin teachers. It includes biographical information about Bériot, discusses his influence on technical and musical developments of the violin from the establishment of the Franco-Belgian Violin School and establishes a dialogue between the content of his Méthode and those present in the treatises of modern pedagogues Leopold Auer (1921), Carl Flesch (2000, 2008) and Ivan Galamian (2013).
Asunto: Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKNDD
Fecha del documento: 13-ene-2017
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o___bruna_caroline_de_souza_berbert.pdf13.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.