Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKNDD
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Méthode de Violon (1858) de Charles-Auguste de Bériot: perspectivas pedagógicas do fundador da escola franco-belga de violino e suas relações com a pedagogia moderna
Autor(es): Bruna Caroline de Souza
Primeiro Orientador: Edson Queiroz de Andrade
Primeiro membro da banca : Fredi Vieira Gerling
Segundo membro da banca: Andre Cavazotti e Silva
Resumo: Fundador da Escola Franco-Belga de violino, Charles-Auguste de Bériot foi o responsável por introduzir e adaptar o brilhante estilo técnico de Niccolò Paganini à elegância e seriedade do estilo parisiense tradicional, estabelecido a partir de 1782 por G. B. Viotti. Este estudo analisa uma de suas mais importantes obras pedagógicas o Méthode de Violon (1858) de forma a promovê-lo como um material didático de notável valor pedagógico à disposição de professores contemporâneos de violino. A investigação inclui informações biográficas de Bériot, discute sua influência no desenvolvimento técnico-musical do instrumento a partir do estabelecimento da Escola Franco-Belga de violino e dialoga o conteúdo de seu Méthode com aquele presente nos tratados dos pedagogos modernos Leopold Auer (1921), Carl Flesch (2000, 2008) e Ivan Galamian (2013).
Abstract: Founder of Franco-Belgian Violin School, Charles-Auguste de Bériot was responsible for introducing and adapting the brilliant technical style of Niccolò Paganini to the elegance and seriousness of the traditional Parisian style, established from 1782 by G. B. Viotti. This study analyzes one of his most important pedagogical works the Méthode de Violon (1858) in order to promote it as a teaching material of remarkable pedagogical value available to contemporary violin teachers. It includes biographical information about Bériot, discusses his influence on technical and musical developments of the violin from the establishment of the Franco-Belgian Violin School and establishes a dialogue between the content of his Méthode and those present in the treatises of modern pedagogues Leopold Auer (1921), Carl Flesch (2000, 2008) and Ivan Galamian (2013).
Assunto: Musica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKNDD
Data do documento: 13-Jan-2017
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o___bruna_caroline_de_souza_berbert.pdf13.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.