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http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKNDD
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | Méthode de Violon (1858) de Charles-Auguste de Bériot: perspectivas pedagógicas do fundador da escola franco-belga de violino e suas relações com a pedagogia moderna |
Autor(es): | Bruna Caroline de Souza |
Primeiro Orientador: | Edson Queiroz de Andrade |
Primeiro membro da banca : | Fredi Vieira Gerling |
Segundo membro da banca: | Andre Cavazotti e Silva |
Resumo: | Fundador da Escola Franco-Belga de violino, Charles-Auguste de Bériot foi o responsável por introduzir e adaptar o brilhante estilo técnico de Niccolò Paganini à elegância e seriedade do estilo parisiense tradicional, estabelecido a partir de 1782 por G. B. Viotti. Este estudo analisa uma de suas mais importantes obras pedagógicas o Méthode de Violon (1858) de forma a promovê-lo como um material didático de notável valor pedagógico à disposição de professores contemporâneos de violino. A investigação inclui informações biográficas de Bériot, discute sua influência no desenvolvimento técnico-musical do instrumento a partir do estabelecimento da Escola Franco-Belga de violino e dialoga o conteúdo de seu Méthode com aquele presente nos tratados dos pedagogos modernos Leopold Auer (1921), Carl Flesch (2000, 2008) e Ivan Galamian (2013). |
Abstract: | Founder of Franco-Belgian Violin School, Charles-Auguste de Bériot was responsible for introducing and adapting the brilliant technical style of Niccolò Paganini to the elegance and seriousness of the traditional Parisian style, established from 1782 by G. B. Viotti. This study analyzes one of his most important pedagogical works the Méthode de Violon (1858) in order to promote it as a teaching material of remarkable pedagogical value available to contemporary violin teachers. It includes biographical information about Bériot, discusses his influence on technical and musical developments of the violin from the establishment of the Franco-Belgian Violin School and establishes a dialogue between the content of his Méthode and those present in the treatises of modern pedagogues Leopold Auer (1921), Carl Flesch (2000, 2008) and Ivan Galamian (2013). |
Assunto: | Musica |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ANKNDD |
Data do documento: | 13-Jan-2017 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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